A Escola Básica da Azeda está energeticamente mais eficiente e sustentável graças a uma intervenção da Câmara Municipal que instalou mais de duas centenas de luminárias com tecnologia LED.


O investimento do município enquadra-se na estratégia que visa tornar os edifícios com gestão camarária ambientalmente mais sustentáveis, concretamente com a introdução de soluções energéticas mais eficientes.

A instalação de 261 luminárias LED na escola EB da Azeda foi complementada com um sistema de telegestão, que assegura a gestão eficiente da energia e, consequentemente, promove benefícios ambientais. Além de ter melhorado a iluminação da escola, a intervenção proporcionou a passagem de uma potência de 12,68 Kw para 4,09 Kw.

O investimento municipal foi de 2860,86 euros, enquanto o Fundo de Eficiência Energética comparticipou com 11.443,43 euros para a concretização desta operação com um custo total de 14.304,29 euros.

A intervenção resulta numa poupança anual estimada em 5500 euros na fatura energética, além de reduzir as emissões de dióxido de carbono.

A Junta de Freguesia de S. Sebastião colaborou na ação, tendo suportado os custos da substituição da iluminação no ATL e das armaduras que se encontravam em mau estado de conservação, cujo montante acendeu a 7461,28 euros.

Esta intervenção na EB da Azeda foi realizada no âmbito de candidatura do município apresentada ao Aviso 21 – Administração Pública Eficiente, do Fundo de Eficiência Energética.