12° Muito nublado
EB1 dos Arcos

A Escola Básica dos Arcos está indicada para receber, no concelho, o novo centro de testes à infeção pelo coronavírus Covid-19, em complemento aos serviços já disponibilizados no Centro Hospitalar de Setúbal.


A escolha deste estabelecimento de ensino para receber o novo centro de testes à Covid-19, da responsabilidade da Autoridade de Saúde Nacional, em consonância com o Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros de Setúbal, é justificada, entre outras razões, pela localização e pelas condições disponíveis.

A Câmara Municipal de Setúbal esclarece que, em situações de emergência e no âmbito da ativação do Plano Municipal de Emergência de Setúbal, podem ser requisitados meios e recursos, públicos e privados, para fazer face às necessidades das mais variadas ocorrências.

Neste plano, consoante o tipo de acontecimento, estão previstos edifícios, entre os quais, numa primeira linha, escolas e pavilhões gimnodesportivos do concelho, aptos para a instalação dos mais variados equipamentos para dar resposta a um vasto leque de necessidades.

Neste caso, a Autoridade de Saúde Nacional optou, tecnicamente, pela EB dos Arcos, decisão que foi apoiada pela autarquia, através do Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros de Setúbal, que cedeu as instalações daquele estabelecimento de ensino para criação do centro testes, ainda sem data para entrar em funcionamento.

Este reforço tem sido acompanhado por diversas autoridades locais, entre os quais os três municípios da área do Agrupamento dos Centros de Saúde da Arrábida – ACES Arrábida, e resulta da contratação do Laboratório Germano de Sousa por parte da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, o que irá permitir aliviar a pressão crescente no Centro Hospitalar de Setúbal.

A realização dos testes obriga a triagem através da Linha Saúde24 e pelos médicos de família e, posteriormente, a uma marcação prévia para um número de telefone do ACES Arrábida. Só depois deste procedimento é que os casos suspeitos são encaminhados para a EB dos Arcos.

Nesta parceria, a Câmara Municipal de Setúbal disponibiliza instalações, água, eletricidade, telefone e rede de internet e dois funcionários para atendimento e registo. Os restantes municípios cedem, cada um, dois funcionários administrativos e o ACES Arrábida garante a segurança e limpeza e desinfeção das instalações. O laboratório contratado realiza as colheitas e os testes.

Reforça-se a mensagem de que as pessoas que se dirigirem às instalações da escola não serão atendidas sem terem previamente executado o devido procedimento.

Até à data, no concelho de Setúbal, os testes à infeção têm sido executados no Centro Hospitalar de Setúbal. Na medicina privada, existem alternativas no Laboratório Joaquim Chaves e no Hospital da Luz, este último apenas destinado a doentes com sintomas suspeitos e que necessitam de internamento.