O equipamento, instalado junto de um dos edifícios do recinto escolar, funciona como uma cisterna de retenção de águas pluviais que passa a estar integrada no sistema de rega existente naquela escola para utilização nas várias áreas ajardinadas e canteiros de flores.

A medida ecológica adotada pela Escola Secundária D. Manuel Martins permite o aproveitamento de águas pluviais e posterior utilização na rega, em detrimento da água proveniente de um furo de captação subterrâneo, ação que proporciona, igualmente, uma poupança energética assinalável.

O projeto, desenvolvido ao longo de quatro anos, foi dinamizado em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, que construiu a base de sustentação do equipamento e efetuou as ligações de tubagens ao sistema de rega da escola, e as empresas Secil, Lisnave e Construções 3P.

Na cerimónia de inauguração, é hasteada, pelo décimo segundo ano consecutivo na Escola Secundária D. Manuel Martins a bandeira verde “Eco-Escolas”, atribuída pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa.

O prestigiado galardão volta a distinguir o estabelecimento de ensino por iniciativas e trabalhos dinamizados ao longo do ano letivo em prol de um ambiente mais sustentável.

No encontro é ainda apresentado o plano de atividades a dinamizar ao longo do ano letivo 2012/13 no âmbito do “Eco-Escolas”, programa internacional que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelos estabelecimentos de ensino na área da educação ambiental.