EcoEscolas - Agrupamento de Escolas Luísa Todi

A Escola Básica Luísa Todi ergueu, mais uma vez, as bandeiras Eco-Escolas e Escola Azul, duas distinções que reconhecem o trabalho desenvolvido pela comunidade educativa no âmbito da educação ambiental.


“Estão todos de parabéns: alunos, professores, escolas e agrupamento, e, para mim, é uma felicidade enorme ter cidadãos conscientes como vocês a transformar, desta forma, o território de S. Sebastião”, expressou Nuno Costa, presidente da Junta de Freguesia de S. Sebastião, durante a cerimónia do hastear da bandeira, que decorreu no dia 1 de junho, no pátio da Escola Básica Luísa Todi, na presença de alunos, professores, dirigentes do Agrupamento de Escolas e do presidente da Junta de Freguesia de Gâmbia Pontes e Alto da Guerra.

Saudando o “trabalho diário e continuado que têm vindo a desenvolver”, o autarca frisou a extrema importância de todas as ações que visam a preservação do ambiente, por mais pequenas e rotineiras que sejam, e apelou à persistência. “Nunca desistam, porque estas ações influenciam todos à nossa volta, e nós precisamos de todos para podermos ter um planeta onde possamos continuar a viver”.

Este é o quinto ano letivo consecutivo em que o esforço desta escola, sede do Agrupamento de Escolas Luísa Todi (AELT), é reconhecido, no âmbito da educação ambiental, com a bandeira verde Eco-Escolas. Mas não é a única escola do agrupamento a merecer esta distinção, como afirma Vítor Ferreira, presidente do Conselho Geral do AELT. “Agora somos um Agrupamento Eco-Escolas”, disse, referindo-se ao facto das oito escolas que compõem o agrupamento merecerem a bandeira verde, pelo menos, desde o ano letivo 2018-2019.  “Isto quer dizer que a mensagem está a passar”, considerou o dirigente, pedindo que essa mensagem “passe também para fora dos muros da escola”. Vítor Ferreira elogiou o empenho de todos, não só da comunidade educativa, mas também dos parceiros deste processo, nomeadamente dos autarcas, “determinantes para este trabalho que estamos a desenvolver”.

O trabalho coletivo foi também enaltecido pelo Diretor do Agrupamento de Escolas Luísa Todi, António Baptista, que agradeceu a todos os que “se empenham na preservação ambiente, da terra e dos oceanos” e deixou uma palavra particular de apreço pelos professores que “têm feito um papel extraordinário no sentido de vos sensibilizar a todos para a preservação do planeta”.

Além da bandeira Eco-Escolas, a Escola Luísa Todi foi premiada com a bandeira Escola Azul pela sua participação ativa num programa educativo do Ministério do Mar que tem como missão promover a literacia do oceano na comunidade escolar e criar gerações mais responsáveis e participativas, que contribuam para a sustentabilidade do oceano.

A propósito deste prémio, o aluno Carlos, Embaixador Escola Azul, recordou algumas das ações realizadas no âmbito do programa, como por exemplo as limpezas das praias, e manifestou a importância da separação dos resíduos e da sua entrega para reciclagem, desafiando os colegas a sensibilizarem as suas famílias e amigos para a necessidade da adoção desses gestos. O jovem ativista ambiental sublinhou ainda que “tudo o que atiramos para o chão, vai parar ao mar”, e sublinhou a urgência da mudança de hábitos.