Escola Secundária du Bocage

A Escola Secundária du Bocage venceu o concurso nacional Media@ção 2024, promovido pela Rede de Bibliotecas Escolares, com a apresentação de dois trabalhos em vídeo sobre o tema “Media, direitos humanos e paz”.


O concurso Media@ção, destinado a alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos e do ensino secundário, tem como objetivo fomentar o uso competente, crítico, responsável e criativo dos media como instrumentos de liberdade de informação e de expressão, de cidadania e de bem-estar individual e social.

Para participarem, os alunos, integrados na biblioteca de cada escola, submetem trabalhos originais, de caráter narrativo, sob a forma de vídeo, podcast ou técnicas de animação, tais como 2D ou 3D, sobre a temática definida em cada edição.

Em 2024, a Escola Secundária du Bocage, integrada na Rede de Bibliotecas de Setúbal, composta pela Biblioteca Pública Municipal e as bibliotecas escolares do concelho, venceu o 1.º e o 2.º prémio, na categoria do 3.º ciclo do ensino básico/ ensino secundário, respetivamente com os vídeos “A falsa realidade” e “Uma mulher”.

Nesta categoria foram ainda atribuídas cinco Menções Honrosas e na categoria 1.º/ 2.º ciclos do ensino básico o júri atribuiu apenas um prémio à Escola Básica Padre António Luís Moreira, em Vila Nova de Gaia, com o vídeo “A revolução que marcou a nossa história”.