12° Parcialmente nublado
Mês das Bibliotecas Escolares

Sessões de leitura, partilha de livros entre alunos, leitura de poemas e escrita de contos infantis são atividades em destaque, em Setúbal, no programa comemorativo do Mês Internacional e Dia Nacional das Bibliotecas Escolares.


Ao longo do mês, professores e bibliotecários do concelho são convidados a desenvolver trabalhos e a mostrá-los através de um programa criado por cada escola, mas com o objetivo comum de chamar a atenção para a importância das bibliotecas nas escolas e na comunidade.

Sessões de leitura dos principais livros infantis portugueses, partilha de livros entre alunos, visualização de filmes infantis que destaquem a importância da leitura, seleção de poemas a ler em sala de aula e propostas de escrita de contos infantis, tendo como tema principal a leitura e as bibliotecas escolares, são algumas das atividades propostas.

Os trabalhos, promovidos pelas 42 bibliotecas escolares que integram o Grupo de Trabalho das Bibliotecas Escolares do Concelho de Setúbal, visam a participação no programa que, em outubro, assinala mundialmente o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, este ano com o tema “Vamos Imaginar…”.

Em Portugal, o Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares assumiu, em 1999, a data de 28 de outubro como o Dia Nacional das Bibliotecas Escolares, com o objetivo de destacar a importância das bibliotecas escolares na educação e promover o gosto pela leitura.