Kids Dive

O património oceânico vai às escolas, em formato virtual, no projeto educativo Kids Dive, promotor de conhecimento e sensibilização para a sustentabilidade marinha, entre janeiro e abril, em vários locais do país, incluindo Setúbal.


O Kids Dive foi, nesta edição 2020/2021, readaptado em virtude do atual quadro de crise sanitária motivado pela pandemia de Covid-19, e, por isso, realiza-se num formato inédito, com um vasto conjunto de atividades a serem partilhadas com os alunos em modo virtual.

O projeto de âmbito nacional, para crianças e jovens dos 8 aos 17 anos, é promovido pelo ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida e pelo MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, em colaboração com várias entidades, incluindo a Câmara Municipal de Setúbal.

Em Setúbal, este projeto é dinamizado nas escolas secundárias Sebastião da Gama e D. Manuel Martins e inclui, logo no primeiro dia de atividades, a 18, um mergulho virtual nos oceanos, o qual é realizado com recurso com máscara de realidade virtual feita em cartão reciclado.

Além do mergulho, o primeiro dia conta ainda com um conjunto de palestras sobre “O projeto Kids Dive e o papel dos cientistas na proteção do oceano” com apresentações de Frederico Almada, Emanuel Gonçalves e Sofia Henriques e Miguel Pais, todos do MARE, e Paul Rose, do National Geographic.

O segundo dia de atividades, em Setúbal, realiza-se a 3 de março e proporciona visitas virtuais para descoberta da biodiversidade marinha, concretamente ao Oceanário de Lisboa, no âmbito da ação “Vem conhecer o mar #AnossaCasa, e ao Jardim Zoológico de Lisboa, pelo “Dá um Mergulho na Conservação.

As iniciativas do projeto Kids Dive no município de Setúbal terminam a 30 de abril com uma saída de campo virtual ao vivo, pela rede social Instagram (@kids.dive), a uma área marinha, com sessão de perguntas e repostas em que participam alunos e professores das várias escolas.

O Kids Dive, que fomenta a literacia sobre os oceanos, procura alertar para a urgência de proteger o meio marinho e a biodiversidade, promovendo a sustentabilidade e contribuindo para a formação de uma “geração azul” mais participativa.

Em simultâneo, este projeto educativo nacional promove a abertura e o conhecimento do mundo subaquático a crianças e jovens, através de um programa educativo de divulgação de ciência baseado nos princípios de “aprender fazendo” e de “conhecer para preservar”.

Mais informações sobre o Kids Dive em http://www.kidsdive.pt/.