Setúbal - Uma Baía a Ler - Fórum Municipal Luísa Todi

Alunos de várias escolas do concelho proporcionaram no dia 29 de março, no Fórum Municipal Luísa Todi, apontamentos de teatro, música, leitura e dramatização poética no espetáculo “Setúbal – Uma Baía a Ler”.


Mais de quatro centenas de crianças e jovens, de todos os níveis ensino, marcaram presença na sétima edição da iniciativa, organizada pelo Grupo de Trabalho das Bibliotecas Escolares do Concelho de Setúbal, representado pela Câmara Municipal, por estabelecimentos de ensino locais e pela Rede de Bibliotecas Escolares.

Ao longo da manhã, no Fórum Luísa Todi, alunos de várias escolas partilharam em palco atividades de diferentes expressões artísticas que visam a promoção de hábitos de leitura nos mais novos.

O espetáculo começou com a exibição de um pequeno filme em que estudantes, professores, pessoal não docente e encarregados de educação leem excertos do livro “A maior flor do mundo”, de José Saramago.

De seguida, alunos de diferentes níveis de ensino do Agrupamento de Escolas Ordem de Sant’Iago levaram ao palco a performance de teatro musicado “Em torno de Branca de Neve”.

A leitura de poemas e contos foi a atividade escolhida pela maioria das escolas para demonstrar o gosto pela leitura.

Os participantes do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama declamaram o poema “Esta história vem do mar”, de Dione Morais, e o Agrupamento de Escolas de Azeitão optou pela leitura de duas histórias escritas por alunos, “A floresta encantada” e “O mundo que nos rodeia”.

O poeta José Raposo foi o escolhido pelo Agrupamento de Escolas Barbosa du Bocage, que partilhou os poemas “Pescador da Barca Bela” e “Pescador”.

Já um grupo de alunos do 4.º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas Lima de Freitas proporcionou um momento divertido com uma leitura encenada a partir da adaptação da obra “Porque é que os animais não conduzem”, de Pedro Soromenho.

O espetáculo multidisciplinar “Setúbal – Uma Baía a Ler” prosseguiu com a apresentação da performance cénica “Lia e o Mar”, baseada num texto escrito pela professora Ivone Campos, do Agrupamento de Escolas Luísa Todi.

A declamação de poesia regressou com um grupo de alunos do 9.º ano da Escola Secundária du Bocage, que apresentou “A gota de mel”, de Léon Chancerel.

A festa continuou com as leituras encenadas de “Ouvi contar que outrora a Pérsia”, de Ricardo Reis, protagonizada pela Escola Secundária D. João II, e dos poemas “E tudo era possível”, de Ruy Belo, e “Poema dos olhos da amada”, de Vinicius de Moraes, pela Escola Secundária D. Manuel Martins.

Outro dos momentos da manhã foi a performance de teatro “Um novo olhar sobre o Auto da Barca do Inferno”, a partir da adaptação da obra de Gil Vicente, interpretada por alunos da Escola Profissional de Setúbal.

O encerramento da edição deste ano do projeto “Setúbal – Uma Baía a Ler” esteve a cargo do Grupo de Trabalho das Bibliotecas Escolares do Concelho de Setúbal, que homenageou as vítimas da guerra e apelou à paz no mundo com a realização de um minuto de silêncio.

De seguida, partilharam a leitura do texto “As palavras”, do livro “Deste mundo e do outro”, de José Saramago, acompanhada de música ao vivo.