Bandeiras Eco-Escolas e Selo Verde | EB Pinheirinhos

Três escolas básicas do Agrupamento de Escolas Luísa Todi (AELT) hastearam, no dia 15 de novembro, as bandeiras Eco-Escolas e Selo Verde, distinções que reconhecem as boas práticas ambientais promovidas no último ano letivo.


EB Pinheirinhos, EB Bairro Afonso Costa e EB Bairro Humberto Delgado foram as três escolas galardoadas, no âmbito do programa Eco-Escolas, com a Bandeira Verde, símbolo do trabalho desenvolvido na área da educação ambiental para a sustentabilidade.

As escolas básicas dos Pinheirinhos e do Bairro Afonso Costa ganharam, também, o reconhecimento do município de Setúbal, através da bandeira Selo Verde, certificado que reconhece, igualmente, as ações desenvolvidas em prol do meio ambiente.

O presidente da Junta de Freguesia de S. Sebastião esteve presente nas cerimónias do hastear das bandeiras, tendo congratulado aquelas comunidades educativas pelas distinções e principalmente pelo “conjunto de atitudes e ações em prol do ambiente” que as mesmas representam.

Agradecendo, em nome da autarquia, o trabalho desenvolvido, Nuno Costa relembrou que as ações individuais são importantes, mas a ação coletiva é ainda mais transformadora. “Podemos fazer muito sozinhos, mas juntos faremos mais e iremos mais longe, influenciando e chamando outros a participar neste movimento em prol de um mundo melhor”, afirmou.

O autarca apelou para que “não percam essa motivação e essa energia” e lançou um desafio para colaborarem com a Junta de Freguesia na plantação de árvores no território de S. Sebastião, iniciativa que deverá ocorrer até fevereiro.

As bandeiras Eco-Escolas e Selo Verde são, de acordo com Ricardo Oliveira, vereador da Educação da Câmara Municipal de Setúbal, símbolos “do empenho e do exemplo” destas escolas, que “assumiram, com coragem, o compromisso de manter boas práticas para a preservação do ambiente”.

O responsável lançou igualmente um repto à comunidade educativa no sentido de “conquistar mais pessoas a estar empenhadas na preservação do planeta”.

Por seu lado, o presidente do AELT deu os parabéns às escolas “pelo trabalho realizado em função do ambiente e pela mensagem que passaram para as vossas famílias, amigos e vizinhos”.

António Baptista afirmou a importância de continuar a lutar, “cada vez mais, por um ambiente melhor, onde se possa ter qualidade de vida”.

Cada uma das eco-escolas visitadas apresentou o seu hino e eco-código, que revelam algumas das ações diárias executadas, tais como a separação dos resíduos, o cultivo de hortas biológicas, a redução do desperdício através da compostagem, a poupança de energia, o aproveitamento da água da chuva, entre muitas outras.

No final das sessões, o vereador Ricardo Oliveira anunciou uma prenda para as escolas da área geográfica que circunda o novo Complexo Desportivo de Setúbal, sito junto da Praça de Portugal. Segundo o autarca, os alunos vão poder usufruir de aulas de natação regulares nas novas piscinas do edifício, previsivelmente concluído em abril de 2020.