Com a passagem do testemunho do município de Sesimbra para o de Setúbal, os estabelecimentos de ensino sadinos aderentes ao Eco-Escolas vão desafiar a comunidade escolar a identificar problemas locais e a propor soluções no sentido de incrementar a mobilidade sustentável.

A iniciativa “Rota dos 20”, que comemora as duas décadas do Eco-Escolas em Portugal, procura, entre outros objetivos, envolver os municípios na articulação da rede Eco-Escolas com os respetivos concelhos e divulgar o trabalho desenvolvido no âmbito do projeto na rede internacional.

O município de Setúbal, como aderente à “Rota dos 20”, compromete-se a concretizar pelo menos uma ação das propostas apresentadas pelos estabelecimentos de ensino locais conducente à melhoria das condições de segurança e sustentabilidade da mobilidade no concelho.

As escolas participantes vão sugerir num mapa virtual e num pergaminho a entregar à presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, medidas concretas a aplicar na região, além de contribuírem para a diminuição do impacte ambiental das deslocações diárias de e para os estabelecimentos por parte dos diferentes agentes que constituem a comunidade escolar.

A “Rota dos 20” é a versão de 2016 da iniciativa “Rota das Eco-Escolas”, coordenada pela ABAE – Associação da Bandeira Azul da Europa e o Programa Eco-Escolas, criada com o intuito de alertar a comunidade escolar para a importância de uma mobilidade mais segura, eficiente e inclusiva, através do envolvimento de crianças e jovens, professores, assistentes e auxiliares, encarregados de educação e municípios.

Nestas comemorações dos 20 anos do projeto, a organização nacional pretende chegar a pelo menos mil escolas presentes nos 18 distritos e regiões autónomas do país.