Nublado
Entrega de Redutores de Caudal a Escolas - Selo Verde

 A Câmara Municipal de Setúbal entregou duas centenas de redutores de caudal, equipamento que permite a poupança de água, a três escolas básicas distinguidas na primeira edição do Selo Verde, que decorreu entre 2017 e 2019.


A entrega dos redutores de caudal, oferecidos pela ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida, decorreu em dezembro em três estabelecimentos de ensino do Agrupamento Luísa Todi.

As escolas básicas Luísa Todi, Bairro Afonso Costa e Pinheirinhos foram certificadas na primeira edição do Selo Verde, projeto que incentiva e reconhece boas práticas ambientais promovidas no concelho por agentes de diversos setores, promovido pela Câmara Municipal de Setúbal em parceria com a ENA.

Além do Selo Verde e da respetiva bandeira e diploma, as distinções incluem outros prémios e apoios financeiros à implementação de ações amigas do ambiente para as instituições que completam o ciclo de desenvolvimento do projeto com sucesso.

As escolas do Agrupamento Luísa Todi optaram por receber redutores para colocar diretamente nas torneiras e permitir uma redução do consumo de água que pode chegar aos 50 por cento.

Os restantes estabelecimentos de ensino que foram certificados na primeira edição do Selo Verde, concretamente Creche e JI Arco Íris, EB JI do Montalvão, Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal e Escola Lima de Freitas, escolheram outros prémios que serão entregues oportunamente.

A primeira edição do Selo Verde, realizada entre 2017 e 2019, contou com a candidatura de 18 entidades, entre as quais sete empresas, três juntas de freguesia, sete escolas e uma coletividade, tendo sido concluídos com sucesso 17 processos de certificação.

Atualmente está em curso a segunda edição, à qual se candidataram cerca de duas dezenas de entidades, entre as quais duas juntas de freguesia, oito estabelecimentos de ensino, seis empresas e diversas associações.