A obra de arte, que a Câmara Municipal de Setúbal encomendou ao artista plástico Jorge Pé-Curto, instalada na placa central da avenida, defronte do Fórum Municipal Luísa Todi, representa Manel Bola a corpo inteiro a fazer uma vénia com a boina na mão, num gesto que lhe era característico.

A escultura, em bronze, com 2,15 metros de altura, é uma forma de Setúbal evocar uma das principais figuras da cultura local, falecida aos 72 anos após uma longa carreira ligada ao teatro, cinema, televisão e, nos últimos anos, à poesia.

A inauguração, com início às 11h00, conta com a presença da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, do escultor Jorge Pé-Curto e de familiares e amigos do setubalense Manel Bola, além de diversos convidados e população em geral.

Na cerimónia, há leitura de poemas pelo Teatro Animação de Setúbal e pela Associação Cultural TOMA – Teatro Oficina Manel Bola e música pela fadista Piedade Fernandes, acompanhada por Vítor Pereira, Pedro Marques e Vítor Pereira Júnior.