22° Céu limpo
Coronavírus Covid-19 | Visita do Executivo ao INEM

Os vereadores da Proteção Civil e da Saúde da Câmara Municipal reuniram-se na tarde de dia 12 com elementos da base operacional do INEM Setúbal para transmitir uma mensagem de agradecimento pelo trabalho desenvolvido no contexto da pandemia.

“Estão a fazer um trabalho notável no combate à crise sanitária”, considerou o vereador da Proteção Civil, Carlos Rabaçal, para agradecer “a todos os operacionais que estão, todos os dias, a segurar a pandemia”.

O autarca conversou com um dos técnicos das equipas de socorro do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), durante uma visita à base operacional em Setúbal, instalada em edifício contíguo à Unidade de Transição de Psiquiatria do Centro Hospitalar.

Carlos Rabaçal, acompanhado do vereador da Saúde, Ricardo Oliveira, aproveitou para perceber o que pode ser ajustado ao nível do sistema local de proteção civil e abordou aspetos relativos aos custos “pesados” com os equipamentos de proteção individual.

O coordenador do Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros de Setúbal, José Luís Bucho, reforçou igualmente “o elevado custo que os postos de emergência médica estão a ter” com os equipamentos de proteção individual.

“Os Bombeiros Voluntários têm, em média, vinte serviços por dia. Cada equipamento, de utilização obrigatória, custa cerca de 35 euros”, exemplificou.

A visita realizada dia 12 enquadra-se num conjunto de encontros que a presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira, está a realizar com instituições na linha da frente de combate à Covid-19, destinadas a apresentar agradecimentos e a reforçar a presença do município junto destas entidades, bem como a traçar perspetivas de futuro.