23° Parcialmente nublado

Ateliers de costura, de artesanato e de culinária são algumas das valências proporcionadas num novo equipamento de usufruto coletivo criado no âmbito do programa municipal Nosso Bairro, Nossa Cidade, inaugurado no dia 17, na Quinta de Santo António.


O Espaço da Quinta, que se assume como um polo de concentração de diferentes valências culturais e sociais, é o resultado de um projeto liderado por moradores da Quinta de Santo António, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, com vista à melhoria da qualidade de vida.

Neste espaço aberto à participação de todos, instalado no rés do chão de um imóvel municipal, na Praceta das Amendoeiras, funcionam já semanalmente os ateliers de costura e de artesanato, com o grupo Artelinhas & Tecidos, e de culinária, todos oferecidos pela organização e pelo trabalho voluntário de vários moradores.

O Espaço da Quinta, com gestão dos próprios residentes, reserva uma área de trabalho para reuniões da população. No início de 2019, este novo projeto dinamizado no âmbito do Nosso Bairro, Nossa Cidade prevê prestar apoio escolar a crianças da Quinta de Santo António, bairro da zona da Bela Vista.

Na inauguração, a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, elogiou a importância deste espaço comunitário, gerador de novas dinâmicas sociais e que constitui mais uma aposta na melhoria das condições de vida da comunidade local da Quinta de Santo António.

A autarca felicitou ainda os moradores pelo empenhamento no programa municipal em desenvolvimento desde 2012, um sucesso reconhecido que valeu, recentemente, a atribuição de um prémio de “Boas Práticas” pela Associação Internacional de Cidades Educadores.

A cerimónia de inauguração e visita ao espaço, com a presença do vereador da Câmara Municipal de Setúbal responsável pelo Nosso Bairro, Nossas Cidade, Carlos Rabaçal, e do presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Nuno Costa, decorreu em ambiente de festa, com vários apontamentos culturais.

Além de um magusto, com castanhas, batata-doce e vinho novo, a cerimónia foi animada com música do Grupo Coral Alentejano Amigos do Independente e do artista local de hip hop Sem Manha.

O programa municipal, que envolve residentes, serviços autárquicos e perto de trinta entidades sediadas no território, engloba os bairros da Bela Vista, da Alameda das Palmeiras, do Forte da Bela Vista, das Manteigadas e da Quinta de Santo António.

O Nosso Bairro, Nossa Cidade estabelece que as ações a realizar devem ser protagonizadas pelos moradores, gerando a participação das pessoas nas decisões que a elas e à sua comunidade dizem respeito, com o objetivo de promover a autonomia, a responsabilidade e o crescimento coletivo.