O projeto consistiu na recuperação e requalificação de uma quinta centenária existente em plena zona habitacional, numa intervenção que levou cerca de seis meses a concluir.

Zonas verdes e de estadia e um palco para a realização de espetáculos ao ar livre, com cem metros quadrados de área, são algumas das valências do novo espaço público da freguesia de S. Simão.

“O pavimento é em saibro porque, além de ter menores custos de manutenção, mantém a imagem de terreiro antigo de aldeia, tal como era anteriormente”, salienta o presidente da Junta de Freguesia de S. Simão, João Carpelho.

A cerimónia de inauguração contou com a presença dos presidentes da Junta de S. Simão e da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, bem como de centenas de populares que assistiram à estreia do novo palco, com as atuações da banda da Sociedade Filarmónica Providência e das classes de step e hip-hop do Grupo Musical e Desportivo União e Progresso.

A obra foi executada, na maioria, com meios técnicos e humanos da junta de freguesia, contando ainda com o apoio da Câmara Municipal e de várias empresas que contribuíram ao nível de mecenas.

Um poço e um tanque, outrora utilizados para regadio e como lavadouro, foram igualmente alvo de intervenção e recuperação, funcionando como elementos centrais do novo espaço público de lazer.

“Muitas pessoas que se habituaram a ver este espaço como uma lixeira deram-nos os parabéns pela requalificação de que beneficiou agora”, sublinha João Carpelho.