Abertura do Espaço MaiorIdade

O programa de atividades dirigido à população mais idosa da freguesia de S. Sebastião, intitulado Espaço MaiorIDADE, regressou esta semana com um novo enquadramento e outras novidades.


De acordo com o presidente da Junta de Freguesia de S. Sebastião (JFSS), a nova configuração do Espaço MaiorIDADE, promovido por esta autarquia desde 2012, possibilita uma maior transparência no seu funcionamento, com regras melhor definidas e uma divulgação mais ampla.

A adesão a um sistema de notificação via SMS foi uma das novidades apresentadas por Nuno Costa na sessão de abertura das atividades, no dia 15 de outubro, no Auditório Germano dos Santos Madeira. Estas mensagens sistematizadas permitem comunicar aos participantes as informações mais relevantes acerca do funcionamento dos ateliers.

No que se refere ao regulamento das atividades, o autarca destacou a importância do empenho e da participação consciente. “Não obstante o facto de frequentarem várias atividades, em diversas instituições, peço que não comprometam os grupos em que estão incluídos e que façam um esforço para cumprir os ensaios, por exemplo no Clube de Teatro e nos Cantares Populares”, solicitou, referindo que estas são atividades que implicam uma frequência mais assídua do que as restantes.

O programa de atividades é gerido pela Junta de Freguesia e por cada um dos voluntários que têm autonomia para orientar o funcionamento das oficinas, com o apoio da JFSS. As orientações dos formadores “devem ser cumpridas e respeitadas para assegurar o bom funcionamento das atividades”, indicou o presidente da autarquia, assegurando que “continuamos obviamente abertos às vossas sugestões, havendo sempre espaço para fazer alterações e ajustes”.

Relativamente à oferta de outras atividades ainda não contempladas no programa, como por exemplo as aulas de acordeão, Nuno Costa explicou que “desde que haja voluntários para partilhar conhecimentos, pessoas interessadas em frequentar e disponibilidade de espaço, estão reunidas as condições para adicionar outras atividades ao Espaço MaiorIdade”, no entanto ainda não surgiu ninguém interessado no ensino daquele instrumento musical.

Ana Bordeira, membro do executivo da JFSS, esclareceu que foi lançada este ano uma campanha para angariação de voluntários com o objetivo de “proporcionar um leque mais amplo de atividades”.

Desta forma, o renovado programa de atividades integra alguns novos formadores, desconhecidos da maioria dos participantes.

Atendendo a esta nova realidade, a autarca solicitou a colaboração de todos para acolher e incluir os novos membros no grupo e pediu ainda uma boa recetividade a eventuais mudanças que os formadores possam querer realizar nas atividades.

O programa, que pretende fomentar o envelhecimento ativo e melhorar a qualidade de vida dos seniores, abrange este ano um atelier de Dança Inclusiva, promovido em colaboração com a Câmara Municipal e a Associação Oridanza, que terá início em janeiro, com sessões às quartas-feiras, entre as 14h00 e as 15h00.

Uma abordagem às novas tecnologias constitui outra das novidades, sendo que terá início, já no próximo dia 24 de outubro, a primeira de três sessões previstas de um workshop com essa temática, organizado em parceria com a MediaMarkt.

As restantes sessões realizam-se nos dias 6 de novembro e 4 de dezembro, no auditório da JFSS, sendo que em janeiro as aulas continuam, no mesmo local, às segundas-feiras, pelas 10h00.

Para os que gostariam de aprender a compreender a língua inglesa, o Espaço MaiorIDADE proporciona, a partir de 29 de outubro, aulas de inglês, a realizar todas as terças-feiras, entre as 14h00 e as 15h30, no Auditório da JFSS. As inscrições para esta atividade estão abertas de 21 a 25 de outubro, na área de apoio geral da Junta de Freguesia.

O Espaço MaiorIDADE, cuja maioria das aulas iniciam entre esta semana e a próxima, inclui, ainda:  Oficina de Partilha (desde 14 de outubro), a funcionar de segunda a sexta-feira, entre as 14h00 e as 17h00, com acompanhamento da voluntária Ana Paula Batista; Zumba Adaptada (desde 16 de outubro), com a instrutora Marisa Santos, às quartas-feiras, pelas 10h00; Oficina de Pintura (início a 17 outubro), continua a funcionar às quintas-feiras, das 10h00 às 12h00, orientada por Manuela Conceição; Cantares Populares de S. Sebastião, com sessões às segundas-feiras, entre as 15h00 e as 17h00, a iniciar no dia 21 de outubro; Clube de Teatro, a partir de dia 25 de outubro, a funcionar às sextas-feiras, entre as 14h00 e as 16h00, com o voluntário Carlos Nascimento. Estas atividades, com exceção da Oficina de Partilha, que decorre na Sala Multiusos da JFSS, têm lugar no Auditório Germano dos Santos Madeira.

O Clube do Riso mantém-se no programa, mas com um horário diferente durante o mês de outubro, devido às comemorações do Mês do Idoso, assinalado com o “Rir no Parque” a 24 de outubro, no Parque Urbano de Albarquel, pelas 14h00, no âmbito do Programa Envelheseres.

Antes, no dia 22, o Clube do Riso de S. Sebastião marca presença no hipermercado Auchan, com uma sessão marcada para as 10h00. Em novembro, as sessões, orientadas pela terapeuta Fernanda Pacheco, retomam o funcionamento normal, com frequência quinzenal, habitualmente às quintas-feiras, entre as 15h00 e as 17h00. Mantêm-se, igualmente, as sessões de reiki, com a terapeuta Fernanda Marranita, às quintas-feiras, por marcação.

As aulas de natação têm também continuidade, com turmas abertas às segundas, terças, quintas e sextas-feiras, pelas 10h00, nas Piscinas do Clube Naval Setubalense, sendo obrigatória a inscrição na JFSS e a formalização da mesma nas instalações das Piscinas das Palmeiras para garantir o desconto como membro do Espaço MaiorIDADE.