19° Muito nublado
“O Sofrimento Pode Esperar” | livro de João da Silva

O jornalista João da Silva apresentou no dia 4, na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal, o livro “O Sofrimento Pode Esperar”, no qual conta na primeira pessoa como viveu, enfrentou e superou a doença oncológica.


O diagnóstico, os tratamentos a que foi submetido e a postura que assumiu nas três vezes em que lhe foi diagnosticado cancro foram os temas principais da apresentação de João da Silva.

Na sessão, o jornalista descreveu como viveu os anos da luta contra o cancro, através da partilha de momentos e histórias pessoais, como a primeira vez que se olhou ao espelho após ter perdido o cabelo, até ao dia em que foi submetido a transplantes de medula óssea.

A apresentação contou ainda com um debate, no qual foram abordados temas como o medo, a dignidade, a identidade, a religião e ainda as questões da alimentação a seguir durante o tratamento oncológico.

O livro “O Sofrimento Pode Esperar”, da editora Albatroz, com prefácio do médico oncologista José Luís Passos Coelho, é um relato vivo do autor, que conta na primeira pessoa como enfrentou três diagnósticos de cancro, sempre com a palavra “esperança” presente ao longo da batalha.

João da Silva, 44 anos, natural de Cascais, formou-se em Comunicação Social na Universidade Católica Portuguesa. Enveredou pela carreira jornalística em 1999, passando pelas redações do jornal A Bola e da revista Auto Foco, especializada no setor automóvel. Foi na escrita que encontrou o refúgio durante o período mais difícil da sua vida.

Para assinalar o Dia Mundial da Luta Contra o Cancro, a Câmara Municipal de Setúbal constituiu uma proposta para falar, discutir e partilhar experiências de quem viveu e ultrapassou a doença.

A apresentação na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal contou com a participação de alunos da Escola Profissional Cristóvão Colombo, da Escola Profissional de Setúbal, do Colégio de S. Filipe e da LATI – Liga dos Amigos da Terceira Idade, bem como do GASET – Grupo de Apoio de Setúbal da Liga Portuguesa Contra o Cancro.