© Mário Miguel Chaves

O II Encontro de S. Sebastião – Duo Noite de Verão, evento que se realizou nos claustros da Casa Episcopal, no dia 6 de julho, contou com a participação de cerca de 250 pessoas que, ao assistirem ao espetáculo musical, contribuíram para a recuperação arquitetónica, artística e iconográfica da Igreja de S. Sebastião.


Organizado pelos Amigos da Paróquia de S. Sebastião, o evento, cujo valor de entrada reverteu inteiramente para as obras de recuperação da Igreja de S. Sebastião, contou com o “apoio incondicional da Junta de Freguesia de S. Sebastião e do seu presidente, Dr. Nuno Costa”, revelaram os organizadores, agradecendo à autarquia que patrocinou o som e a iluminação do espetáculo solidário.

A iniciativa beneficente, dividida em duas atuações, foi animada por Duo Encore, com Fernando Pernas, no clarinete, e José Micael, na guitarra, e por Passione, grupo composto pelo tenor João Mendonza e pelo pianista Carlos Barreto Xavier, que já atuou para o Papa Francisco, no Vaticano.

A qualidade artística do evento, aliada à envolvência harmoniosa do ambiente proporcionado pelos claustros da Casa Episcopal (anexa à igreja), ofereceu uma noite inesquecível aos cerca de 250 espetadores que esgotaram o espetáculo.

Antes do início dos concertos, o Bispo de Setúbal, D. José Ornelas, e o Padre Casimiro Henriques, pároco de S. Sebastião, agradeceram a presença dos setubalenses e o seu apoio, sem o qual não seria possível continuar as intervenções de restauro daquela igreja, espaço de enorme interesse religioso e cultural, classificado como Património de Interesse Municipal.

O evento mereceu igualmente o apoio da Câmara Municipal de Setúbal e das empresas Casa Ermelinda de Freitas e Pastelaria Abrantes.

Esta ação surge no âmbito de inúmeras outras iniciativas organizadas pelos Amigos da Paróquia de S. Sebastião ao longo do último ano, cujas receitas e donativos já permitiram realizar obras estruturais decisivas, como foi o caso da recuperação da cobertura da igreja, resolvendo os problemas de infiltrações na sacristia, bem como a recuperação de painéis de azulejos, instalação de nova iluminação e alguma recuperação iconográfica.