O festival Acordes 2017 – Festival de Tunas Femininas, na décima sexta edição, trouxe até à cidade de Setúbal mais de cem alunas universitárias vindas do norte e centro do país e da região de Lisboa.

Do Minho viajou a Gatuna – Tuna Feminina Universitária do Minho, de Coimbra marcou presença a TFMUC – Tuna Feminina de Medicina da Universidade de Coimbra, de Lisboa a Tuna Lusitana e de Almada a In’Spiritus Tuna.

Esta edição contou com a presença a concurso das quatro tunas femininas, que, durante três dias, encheram as ruas da baixa de Setúbal com os costumes e o espírito académico que caracterizam e definem cada uma delas.

O programa começou com a Noite da Serenata, no dia 10, no Largo da Ribeira Velha, em que atuaram os grupos a concurso juntamente com as tunas convidadas ESTuna, de Setúbal, e a ESTBartuna, do Barreiro. A noite terminou com a In’Spiritus, a tuna de Almada, a ser galardoada com o prémio de Melhor Serenata.

O dia 11 reservou a grande noite do festival académico, com um espetáculo no Fórum Municipal Luísa Todi. No final, destacou-se a TFMUC – Tuna Feminina de Medicina da Universidade de Coimbra, que recebeu o prémio de Melhor Instrumental e Melhor Tuna.

O prémio de Tuna Mais Tuna foi entregue a In’Spiritus Tuna, enquanto a Lusitana levou para Lisboa o Melhor Solista. Já a Gatuna arrecadou o Melhor Porta Estandarte.

O Acordes – Festival de Tunas Femininas da ESE de Setúbal é o segundo certame do género mais antigo no país e o único a ser organizado por uma tuna feminina e dedicado em exclusivo ao universo feminino universitário.