16.ª Meia Maratona Fotográfica | O Espírito do Tempo

A Meia Maratona Fotográfica de Setúbal, realizada no dia 20, contou com a participação de cerca de quarenta fotógrafos, que, ao longo de dez horas, percorreram o concelho para registarem imagens representativas do espírito do tempo.


A Casa do Largo – Pousada da Juventude foi o ponto de partida da 16.ª edição do concurso, realizado entre as 10h00 e as 20h00, numa organização da Câmara Municipal de Setúbal.

Com o tema “O Espírito do Tempo”, os participantes foram desafiados a sentirem-se inspirados por sentimentos de nostalgia, a refletirem sobre o choque de gerações e de culturas e a procurarem captar a mudança inevitável do avanço do tempo.

Antes de partirem para a maratona de dez horas, os concorrentes receberam kits de participação no evento, promovido com diversos patrocínios e apoios, e ficaram a conhecer o posto de controlo da prova.

Os quarenta fotógrafos, com idades entre os 12 e os 64 anos, empenharam-se, depois, em cumprir os oito subtemas propostos, concretamente “o sabor do passado”, “essa palavra saudade”, “tato vs. touch”, “diversidade cultural”, “convivência de gerações”, “cultura em papel”, “arquitetura com história” e “a era dos smartphones”.

Aliado à odisseia fotográfica de criatividade e lazer está um conjunto de prémios, o primeiro no valor de 350 euros, oferecido pelo município.

O segundo, de 100 euros, é patrocinado pela União das Freguesias de Setúbal, enquanto o terceiro, uma máquina Fujifilm Instax Mini 9, é atribuída pela Junta de Freguesia do Sado.

A competição termina oficialmente a 6 de agosto com o anúncio dos vencedores e a entrega dos prémios, às 19h00, na Casa do Largo – Pousada da Juventude, onde é inaugurada uma exposição coletiva com a seleção das vinte melhores imagens.

Após a inauguração no dia 6, a mostra fotográfica pode ser apreciada, gratuitamente, todos os dias das 09h00 às 18h00, até 29 de agosto.

A Meia Maratona Fotográfica de Setúbal, dirigida a fotógrafos profissionais e amadores, é uma iniciativa realizada há 16 anos pelo município com o propósito de estimular o gosto e interesse pela fotografia e despertar a atenção dos participantes para os recursos naturais, arquitetónicos e humanos do concelho.