Comemorar Maria Cecília Correia

O espólio da escritora Maria Cecília Correia, uma das principais autoras portuguesas da literatura infantil do século XX, é mostrado na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal numa exposição, a inaugurar no dia 3, com textos, diários de juventude e correspondência pessoal.


“Comemorar Maria Cecília Correia” abre no dia 3, às 16h00, apresentando diários de juventude, primeiras publicações, correspondência, livros dedicados e publicações artesanais do espólio da autora de “Histórias da Minha Rua”, obra editada em 1953 e galardoada com o Prémio Literário Maria Amália Vaz de Carvalho.

A exposição itinerante, que assinala, um ano depois, o centenário da escritora nascida em 1919, em Viseu, é organizada pela Câmara Municipal de Setúbal e tem curadoria de António Castilho e Eleonor Castilho, respetivamente filho e neta de Maria Cecília Correia.

A mostra, com entrada gratuita, pode ser apreciada até 31 de outubro, no horário de funcionamento da Biblioteca, de segunda a sexta-feira das 09h00 às 19h00 e aos sábados das 14h00 às 19h00.

Maria Cecília Correia, que morreu em 1993, completou o ensino secundário em Setúbal, onde trabalhou em escritórios e escreveu o primeiro conto sob pseudónimo.

Foi das poucas escritoras portuguesas para a infância que abordou a temática das colónias africanas, adotando uma postura de aceitação da diferença e de valorização do multiculturalismo.

As comemorações do centenário do nascimento da escritora iniciaram-se oficialmente no ano passado, mas Setúbal ainda o celebra este ano.

No dia seguinte à inauguração da mostra na Biblioteca Pública Municipal, a 4, abre uma exposição, na Casa d’Avenida, intitulada “Histórias da Minha Rua”, de homenagem à escritora, com ilustrações de Maria Keil, no âmbito da Festa da Ilustração 2020.

 

Documentos Relacionados