Um troço da Avenida Manuel Maria da Portela está encerrado à circulação automóvel a partir do dia 25 de julho e por período previsível de quatro semanas devido à realização de trabalhos de estabilização de um prédio devoluto.


O corte de trânsito ocorre no troço compreendido entre a Rua Manuel Livério e a Rua das Alcaçarias, o que impede a circulação dos automobilistas provenientes da Avenida 5 de Outubro.

Como alternativa, deve-se circular pelo percurso composto pela Rua Manuel Livério, que funciona no sentido inverso ao habitual durante este período para permitir o acesso a residentes e ao tribunal, e pelas ruas Capitão Tenente Carvalho Araújo, das Alcaçarias e Gama Braga, Avenida Bento Gonçalves e Rua do Mirante.

Os transportes públicos podem circular pelo percurso composto pela Avenida Jaime Cortesão, Avenida Bento Gonçalves e Rua da Tebaida para acederem à Avenida Manuel Maria da Portela.

A interrupção da circulação rodoviária deve-se a uma intervenção necessária num dos prédios contíguos ao Portal da Gafaria, cujo estado de ruína ameaça a integridade do monumento nacional do século XV, bem como do imóvel vizinho, recentemente requalificado e que se encontra habitado.

Os trabalhos implicam o escoramento permanente das paredes laterais em risco de colapso, com recurso a vigas de madeira e prumos metálicos aplicados no interior do edifício e entre este e o imóvel adjacente.

Segue-se a demolição da parede tardoz, com a respetiva execução dos trabalhos de limpeza de entulho.