Luta Nacional Contra a Droga

A estratégia nacional da luta contra a droga, cujo plano assinala duas décadas, está em destaque num colóquio a realizar no dia 9, de manhã, no Cinema Charlot – Auditório Municipal.


A conferência “20 Anos da ENLCD: Passado, Presente e Futuro” assinala duas décadas de inovação e dinamismo na implementação de políticas públicas na área das drogas e toxicodependências, resultantes da operacionalização da Estratégia de 1999.

No âmbito das comemorações da ENLCD – Estratégia Nacional da Luta Contra a Droga, as comissões para a dissuasão da toxicodependência das regiões de Lisboa e Vale do Tejo e do Sul, juntamente com as comissões de Santarém, Setúbal, Portalegre, Évora, Beja e Faro, reúnem-se em Setúbal numa conferência com o apoio da Câmara Municipal.

O evento conta com a participação de intervenientes ativos na construção da estratégia da luta contra a droga intervenientes na implementação das políticas e medidas que esta recomenda.

Os trabalhos arrancam, às 09h00, com a sessão de abertura, em que intervêm o vereador com o pelouro da saúde da Câmara Municipal de Setúbal, Ricardo Oliveira, do diretor-geral do SICAD – Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências, João Goulão, e do presidente da CDT Setúbal – Comissão para a Dissuasão da Toxicodependência de Setúbal, Américo Gegaloto.

O primeiro painel, às 09h30, “ENCLD do Humanismo ao Pragmatismo”, moderado pelo jornalista e diretor do Sem Mais Jornal Raúl Tavares, conta com a participação de João Goulão, na qualidade de membro da Comissão para a ENLCD, do presidente da Comissão para a ENLCD, Alexandre Quintanilha, e da presidente do Instituto Português da Droga e da Toxicodependência, Elza Pais.

Após pausa, os trabalhos são retomados às 11h00 com o painel “Modelo Português, Uma Estratégia de Intervenção Integrada” que agrega as temáticas da Prevenção, Dissuasão, Tratamento, Reinserção, Redução de Riscos e Minimização de Dados e Autoridade Policial.

Intervém na área da prevenção o coordenador do CRI – Centro de Respostas Integradas do Alentejo Central, Paulo Jesus, na área da dissuasão o presidente da Comissão para a Dissuasão da Toxicodependência de Setúbal, Américo Gegaloto, e na área do tratamento a coordenadora do Centro de Respostas Integradas da Península de Setúbal, Armanda Góis.

A área da reinserção é apresentada pela responsável da ETE de Reinserção da DICAD – Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências, Paula Neto, estando a abordagem relacionada com a redução de riscos e minimização de dados a cargo do diretor executivo da associação Crescer na Maior, Américo Nave.

O painel “Modelo Português, Uma Estratégia de Intervenção Integrada” é moderado pelo presidente da Comissão para a Dissuasão da Toxicodependência de Beja e conta ainda com a participação do comissário Rui Cruz, da Direção Nacional da PSP, que aborda a autoridade policial.

Às 12h30, o subdiretor-geral do SICAD – Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências, Manuel Cardoso, trata o painel “ENLCD Entre Desafios e Oportunidades”.

Os trabalhos do colóquio “20 Anos da ENLCD: Passado, Presente e Futuro” são encerrados às 13h00 pelo vereador Ricardo Oliveira, por João Goulão e por Américo Gegaloto.

A ENLCD – Estratégia Nacional da Luta Contra a Droga constitui-se como um instrumento orientador das políticas públicas de luta contra drogas e toxicodependências.

O colóquio sobre os 20 anos da Estratégia Nacional da Luta Contra a Droga a realizar no auditório do Charlot é aberto à população e de participação gratuita.