NBNC | Estúdio de Som e Imagem da Bela Vista

A Bela Vista dispõe de um estúdio de som e imagem, equipamento integra a estratégia de gestão participativa do programa municipal Nosso Bairro, Nossa Cidade. 


O equipamento de criação audiovisual, instalado no Espaço Nosso Bairro, Nossa Cidade da Bela Vista, na Rua da Figueira Grande, resulta de uma proposta dos moradores para dar oportunidade aos jovens artistas dos cinco bairros abrangidos pelo programa municipal de gravarem e divulgarem projetos musicais.

A Câmara Municipal de Setúbal realizou as intervenções necessárias para criar um estúdio devidamente apetrechado para a gravação de música e uma sala multiusos destinada a atividades de dança, teatro, gravação de vídeos e residências artísticas em várias áreas.

A gestão do estúdio de som e imagem da Bela Vista é feita coletivamente pelos moradores, com o apoio de Nuno Santos, membro da Khapaz — Associação Cultural de Jovens Afrodescendentes, a colaborar com o município, no âmbito de um protocolo.

O equipamento é composto por régie, sala de captação e sala multiusos, interligadas por áudio, vídeo e ethernet, valências que permitem uma utilização modular ou conjunta como espaço criativo, performativo e de emissão.

O objetivo é alcançar o maior potencial possível com a realização de ações formativas nas áreas de produção musical, vídeo e som para vídeo, assim como programas de residências artísticas e show cases e acompanhamento de projetos artísticos individuais e comunitários.

Este equipamento constitui também uma plataforma de apoio ao programa Nosso Bairro, Nossa Cidade, ao município, às instituições e aos criadores de Setúbal e a outros municípios.

Isto porque, apesar de ter como prioridade os jovens dos bairros da Alameda das Palmeiras, Bela Vista, Forte da Bela Vista, Quinta de Santo António e Manteigadas, o território abrangido pelo Nosso Bairro, Nossa Cidade, o estúdio de som e imagem está aberto à utilização por toda a comunidade.

O projeto concretiza uma prática de formação progressiva nas áreas de som e audiovisual, aproveitando as necessidades, interesses e contextos dos formandos e moradores como fonte de formação.

O equipamento, que desenvolve e reforça a estratégia de gestão participativa e a autonomia técnica dos moradores residentes na zona da Bela Vista, tem condições técnicas e humanas para atividades de produção musical, gravação de vozes para música, locução e dobragens.

Tem, igualmente, capacidades de mistura e masterização áudio, desenho de som para audiovisuais, teatro e artes performativas, gravação e streaming de podcasts áudio ou vídeo para rádios ou vloggers e edição e pós-produção de vídeo.

Já a sala multiusos garante condições para gravar formações musicais maiores, como bandas ou coros de vozes, e para gravar áudio e vídeo de eventos que ali decorram, bem como para a realização de pequenos concertos, performances, seminários e atividades similares com lotação máxima para 50 pessoas.

No estúdio de som e imagem da Bela Vista, decorre um processo permanente de formação técnica de sete jovens, que já asseguram várias atividades do funcionamento do equipamento, o qual assume especial importância no processo de organização de moradores, em particular dos mais novos, bem como na concretização de uma estratégia de comunicação comunitária.

O programa municipal Nosso Bairro, Nossa Cidade, em desenvolvimento desde 2012, envolve residentes, serviços autárquicos e perto de trinta entidades sediadas no território em ações de melhoria da qualidade de vida da comunidade e do território.

O programa estabelece que as ações a realizar devem ser protagonizadas pelos moradores, gerando a participação das pessoas nas decisões que a elas e à sua comunidade dizem respeito, com o objetivo de promover a autonomia, a responsabilidade e o crescimento coletivo.

As pessoas, organizadas em grupos, participam nas decisões e também nas tarefas inerentes à execução das ações, numa lógica de formação de lideranças e de mobilização popular.