Nosso Bairro, Nossa Cidade | Doação de equipamento ao Estúdio de Som e Imagem pelos UHF

O Estúdio de Som e Imagem da Bela Vista, instalado no Espaço Nosso Bairro, Nossa Cidade, com gestão a cargo dos moradores, recebeu no dia 22 de dezembro novo equipamento, doado pela banda UHF.


O grupo liderado por António Manuel Ribeiro realizou um concerto solidário, no Fórum Municipal Luísa Todi, para angariação de fundos destinados a apoiar o programa municipal Nosso Bairro, Nossa Cidade.

Com o montante recolhido, os UHF adquiriram um compressor ótico, equipamento de processamento dinâmico utilizado para voz e instrumentos como guitarras, entregue ontem no Estúdio de Som e Imagem da Bela Vista.

O novo equipamento permite que os moradores aprendam a trabalhar com processamento externo analógico, contribuindo para a qualificação da formação e das criações artísticas no estúdio.

Este projeto, integrado no programa municipal Nosso Bairro, Nossa Cidade, conta com 78 pessoas inscritas, entre as quais mais de duas dezenas são utilizadores regulares, e mais de uma centena de maquetas gravadas por perto de duas dezenas de artistas e grupos locais.

O equipamento, a funcionar no Espaço Nosso Bairro, Nossa Cidade, na Rua da Figueira Grande, no Bairro da Bela Vista, contribui para a fluidez criativa e projeção de artistas que de outro modo não teriam meios para gravar os seus trabalhos.

O Estúdio de Som e Imagem da Bela Vista é complementado pelo Espaço Multiusos, a funcionar no mesmo local, que se encontra equipado para ensaios, performances e gravações de vídeos.

No âmbito da estratégia de promoção da organização de moradores preconizada pelo programa Nosso Bairro, Nossa Cidade, o estúdio, que funciona de forma cada vez mais autónoma, é gerido por uma comissão constituída por cinco moradores.

O equipamento está disponível para utilização por toda a população, mediante marcação, a qual pode ser feita pelo telefone 969 195 858 ou pelo instagram do projeto – estudio_nbnc_bc.

No Estúdio de Som e Imagem da Bela Vista decorre, igualmente, um processo permanente de formação técnica de técnicos de som, com vista a garantir a autonomia do seu funcionamento.

Para o início de 2022, além das ações em curso, prevê-se a intensificação da componente de vídeo e uma formação de gravação de instrumentos com os UHF.