Projeto Target | Conferência "O Turismo e o Poder Local – Modelo de Governança Setúbal e Cascais"

O reconhecimento de que Setúbal está a trabalhar para o desenvolvimento de uma estratégia de planeamento turístico do território eficaz foi evidenciada no dia 18 à tarde, na Casa da Baía, na apresentação dos resultados preliminares do projeto Target.


O projeto de investigação Target – Tourism Advanced Research for Governance Enhancement, lançado em outubro de 2017, visa desenvolver uma proposta de modelo de governação para as autarquias que facilite a criação de negócios turísticos inovadores e sustentáveis, concretamente nos municípios de Setúbal e Cascais.

A criação de uma rede de networking e de cooperação entre a academia e os agentes locais no âmbito do turismo e a divulgação dos resultados da investigação num portal digital, a criar, são metas definidas no âmbito deste trabalho desenvolvido pela Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril e a Agência DNA.Cascais, com o apoio dos municípios de Setúbal e Cascais.

O estudo incluiu a realização de um inquérito às populações residentes nos dois concelhos para avaliar a importância do turismo e os impactes no desenvolvimento sustentável de Setúbal e Cascais.

Seguiu-se a auscultação de empresários e entidades que operam no setor turístico, com o objetivo de fazer um levantamento sobre as oportunidades e os constrangimentos sentidos em ambos os territórios em matéria de desenvolvimento turístico e de criação de negócios.

O projeto implica, igualmente, a realização das sessões de trabalho Targeting Success, como workshops e conferências, com o objetivo de divulgar o trabalho realizado pela equipa de investigadores em cada fase do projeto

Na conferência realizada na Casa da Baía, com o título “O Turismo e o Poder Local – Modelo de Governança Setúbal e Cascais”, Teresa Costa, da Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal, apresentou os resultados preliminares do Target, que permitem identificar dinâmicas interessantes nos dois territórios.

O diagnóstico final só será apresentado no final de outubro, mas os primeiros dados apresentados por Teresa Costa, nesta segunda sessão do Targeting Success em Setúbal, reconhecem o trabalho desenvolvido pelo município sadino na criação de uma estratégia de planeamento turístico do território.

O estudo identifica, igualmente, a existência de uma predisposição por parte de ambos os concelhos para a utilização de diversas metodologias informais de governança de facilitação da inovação nos negócios turísticos, as quais precisam de ser estruturadas e integradas num modelo formal.

A conferência incluiu uma sessão de abertura a cargo do presidente do Instituto Politécnico de Setúbal, Pedro Dominguinhos, e do professor da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Jorge Umbelino, que fez uma apresentação do Projeto Target e dos parceiros envolvidos.

Já Teresa Costa, além de apresentar os resultados preliminares do Target, abordou a “Perceção dos Residentes da Região de Lisboa Sobre os Impactes do Turismo – Uma ferramenta para a governação”.

Os “Fatores Regionais Promotores do Empreendedorismo em Turismo” foram apresentados pelo professor Vítor Afonso, da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, que também abordou “A Procura Turística e a Criação de Negócios em Hotelaria: o caso de Cascais”.

De salientar que um artigo científico escrito pela equipa de investigadores do Target sobre a perceção dos residentes face ao impacte da atividade turística na Área Metropolitana de Lisboa foi recentemente premiado com o Best Paper Award no âmbito da Conferência Internacional iBEST 2019, que decorreu em Budapeste, Hungria.

O trabalho, intitulado “Residents perceptions of tourism impact, a tool for Governance: a study on residents in the Regional Tourism Area of Lisbon”, tem como coautores Teresa Costa e Sandra Nunes, ambas professoras da Escola Superior de Ciências Empresariais de Setúbal, e Jorge Umbelino, Lurdes Calisto e Vítor Afonso, da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril.

A conferência internacional multidisciplinar, que teve lugar na Central European University of Budapest, reuniu investigadores de cerca de vinte países, que apresentaram artigos nas áreas de gestão, educação, ciências sociais, turismo e tecnologia, sendo que este trabalho científico foi o único apresentado por investigadores europeus que acabou premiado.

O projeto Target é cofinanciado pela Fundação para Ciência e Tecnologia e pelo Programa Operacional Regional de Lisboa, no âmbito dos Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico.