18° Céu limpo

A Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento, da qual o município de Setúbal faz parte, partilha um estudo que contribui para uma melhor implementação dos objetivos de desenvolvimento sustentável em contexto local.


“Rumo a 2030: Os Municípios e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” dá título a uma investigação de Patrícia Magalhães Ferreira, especialista nas áreas do desenvolvimento e da cooperação, que fornece aos membros desta rede intermunicipal uma base de trabalho que alia o conhecimento à ação.

Assim, são disponibilizadas ferramentas para uma melhor implementação dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável preconizados na rede intermunicipal com vista à criação de um mundo socialmente mais justo, ambientalmente mais sustentável e economicamente mais desenvolvido.

O estudo é financiado pelo Camões I.P. – Instituto da Cooperação e da Língua e coloca o enfoque na integração dos objetivos de desenvolvimento sustentável nos processos de decisão e ação a nível municipal, respondendo, em simultâneo, a um conjunto de questões.

Neste trabalho é ainda feito, entre outros, um resumo das políticas e ações mais relevantes a nível global, em particular na Europa e em Portugal, assim como apresentados e identificados exemplos de boas práticas realizadas em várias esferas de intervenção.

O trabalho “Rumo a 2030: Os Municípios e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” pode ser consultado online na página da Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento.

O estudo, elaborado no âmbito do projeto “Rumo a 2030: Campanha para a promoção dos ODS e da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global”, é implementado pelo Instituto Marquês de Valle Flôr, pela Câmara Municipal de Oeiras e pela Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento.