O ciclista português da Efapel, que percorreu os 176,1 quilómetros que uniram Alcácer do Sal a Setúbal, com passagens por Azeitão e pela Arrábida, em 4h12m50s, foi o mais forte no sprint final de chegada à meta, instalada na Avenida Luísa Todi.

Daniel Mestre impôs-se ao espanhol Alejandro Marque, da LA Alumínios/Antarte, classificado em segundo lugar, e ao italiano Alessio Taliani, da Androni Giocattoli/Sidermec, que terminou em terceiro na penúltima etapa do circuito, integrada no programa de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016.

Rui Vinhas, da W52-Futebol Clube do Porto, cruzou a meta de Setúbal em 15.º lugar, e manteve a camisola amarela para o último dia da competição nacional, a realizar no dia 7, com a décima etapa, um contrarrelógio de 32 quilómetros entre Vila Franca de Xira e Lisboa.

A festa da Volta a Portugal fez-se com milhares de pessoas a assistir e a apoiar os ciclistas participantes na prova-rainha do ciclismo nacional a partir da Avenida Luísa Todi, mas também em vários pontos do percurso entre Setúbal e Azeitão e também no alto da Serra da Arrábida.

A reportagem completa da nona etapa da 78.ª Volta a Portugal em Bicicleta Santander Totta é publicada nesta página na segunda-feira, dia 8.