A Câmara Municipal de Setúbal deseja e incentiva-te a que reclames a propriedade dos teus direitos enquanto cidadão, munícipe e jovem.

Podes exercer os teus direitos de cidadania e contribuir ativamente para o desenvolvimento e futuro melhor do concelho de várias formas diferentes.

Aqui, deixamos-te algumas das ferramentas que tens ao teu dispor para que Setúbal seja cada vez mais tua.

As tuas ideias, a tuas opiniões, as tuas críticas ou as tuas sugestões contam. E nós queremos ouvi-las.

Os jovens em Portugal têm os seus direitos consagrados no Artigo 70.º da Constituição da República Portuguesa.

O artigo, abaixo transcrito, consagra direitos que abrangem várias esferas da vida, tais como a cultura, o ensino, o acesso ao primeiro emprego, a habitação, o desporto e os tempos livres.

Artigo 70.º da Constituição da República Portuguesa

  1. Os jovens gozam de proteção especial para efetivação dos seus direitos económicos, sociais e culturais, nomeadamente:

         a) No ensino, na formação profissional e na cultura
         b) No acesso ao primeiro emprego, no trabalho e na segurança social
         c) No acesso à habitação
         d) Na educação física e no desporto
         e) No aproveitamento dos tempos livres 

  1. A política de juventude deverá ter como objetivos prioritários o desenvolvimento da personalidade dos jovens, a criação de condições para a sua efetiva integração na vida ativa, o gosto pela criação livre e o sentido de serviço à comunidade.
  2. O Estado, em colaboração com as famílias, as escolas, as empresas, as organizações de moradores, as associações e fundações de fins culturais e as coletividades de cultura e recreio, fomenta e apoia as organizações juvenis na prossecução daqueles objetivos, bem como o intercâmbio internacional da juventude.

Projeto que procura dar resposta a um anseio frequentemente manifestado por jovens artistas da cidade para a criação de um espaço de exposições multidisciplinar, que se constitua como uma oportunidade para mostrar os seus trabalhos.

Centra-se especialmente em áreas como pintura, fotografia, escultura, desenho e ilustração.

Dinamização de sessões de debates temáticos nas escolas de ensino secundário e profissional do concelho, em colaboração com estabelecimentos de ensino, associações, coletivos juvenis e outras instituições com registo marcante na área das matérias a abordar.

Nestes encontros entre comunicadores e jovens estudantes, a realizar nos meses de novembro e de dezembro, os principais objetivos são promover a reflexão e a partilha de ideias, fomentando o exercício do debate, da participação e da cidadania.

Participação aberta a todos os estudantes.

Tens algum tema que gostasses de ver debatido? Fala connosco!

O Plano de Atividades do Gabinete da Juventude apresenta como preocupação transversal marcar presença nas escolas, com o objetivo de aproximar a autarquia à juventude e incentivar a participação democrática.

O projeto Escolas com Talento é uma mostra multidisciplinar de cariz mais artístico, onde os jovens do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, possam dar a conhecer a artes que dominam e os talentos que possuem. Condição que desejamos valorizar e potenciar.

Projeto promovido em fevereiro e março, com a colaboração das escolas do município.

Reuniões de Câmara
Realizam-se nos Paços do Concelho, com a presença e participação dos eleitos, nas primeiras e terceiras quartas-feiras de cada mês, salvo exceções.

Têm uma ordem de trabalhos pré-definida, com discussão de propostas programadas, mas integram também um espaço de participação livre da população, onde qualquer cidadão pode usar da palavra perante o Executivo.

É aqui que se discutem propostas, aprovam ou reprovam os projetos para a cidade. E que se partilham ideias! Contamos contigo?

Podes consultar os resultados das reuniões públicas da Câmara Municipal através das ligações sugeridas no topo desta página.

Assembleia Municipal
As competências das assembleias municipais passam por fiscalizar a atividade da câmara e dos serviços municipais, pela aprovação dos planos de atividades e dos orçamentos e balanços de contas, assim como o estabelecimento de taxas e regulamentos.

Podes intervir e contribuir para a mudança? Muito!

Podes consultar os dados disponíveis sobre as sessões da Assembleia Municipal através das ligações sugeridas no topo desta página.

 

Espaço que procura incentivar a população juvenil, formal ou informalmente organizada, bem como jovens munícipes a título individual, a contribuir para a definição de políticas de juventude municipal.

Pretende ser uma plataforma que não se esgota no diálogo, procurando, antes, afirmar-se como base de trabalho para o desenvolvimento de projetos práticos, sejam eles de cariz artístico, desportivo ou social.

Trata-se de um mecanismo de aproximação da autarquia à visão e realidade juvenil do concelho no que diz respeito às suas necessidades, preocupações, interesses e opiniões.

Os fóruns, que decorrem em maio e em novembro, têm como objetivo a reflexão conjunta e a criação de grupos de trabalho por área/temática no sentido de se trabalhar na construção de um município mais participado, consciente e realizado.

M@rço.28 é sinónimo de juventude.

Mais do que um programa, é uma ação municipal que integra em si vários projetos de âmbito e natureza multidisciplinares.

A organização é da responsabilidade da Câmara Municipal, das associações de jovens, de movimentos informais ou outras entidades que desenvolvem trabalhos para o público juvenil.

Além dos projetos abaixo referidos, o m@rço.28 conta com muitas outras atividades, como encontros e festivais de tunas, ciclos de cinema e exposições.

Projetos “residentes”

Meia Maratona Fotográfica
Para os amantes da fotografia, eis um evento que junta todos os anos dezenas de fotógrafos amadores num ambiente descontraído e bem-disposto. Os participantes neste concurso são oriundos de vários pontos do país e fotografam a cidade durante 12 horas. Experimenta!

Blocos de workshops
Partilhar e expandir conhecimento, apostando na capacitação e desenvolvimento artístico, cultural e intelectual da comunidade juvenil são objetivos desta iniciativa. Dois dias inteiros de oficinas e workshops que abordam as mais diversas áreas de interesse.

Dia D
D de Desporto e de Desenvolvimento físico e intelectual. É nesta base que assenta o projeto Dia D, que integra a prática desportiva de diversas modalidades ao longo de um dia ou de fim de semana inteiro.

O projeto tem o envolvimento estreito do movimento associativo estudantil e juvenil do município.

Concerto m.28
Pretende assinalar a histórica data de 28 de março de 1947, em memória dos jovens resistentes antifascistas que lutaram por um Portugal mais aberto, livre e com melhores condições de vida para a população.

Juntamo-nos a esta celebração, marcando com um grande concerto o Dia Nacional da Juventude.

Promovido pelo Gabinete da Juventude da Câmara Municipal de Setúbal, no âmbito do eixo Desenvolvimento Artístico Juvenil do Concelho.

Tem como objetivos fundamentais

  • Estimular a criatividade e convidar à criação de projetos musicais inovadores, que ofereçam à comunidade novas paisagens sonoras e consolidem as já existentes
  • Incentivar o florescimento de jovens projetos musicais com composições originais, através da criação de um novo espaço de performance e partilha, da divulgação e promoção destes projetos e da atribuição de uma bolsa de mérito, ensaio/gravação.
 

Documentos Relacionados