Artistas de oriundos de quase uma dezena de países preencheram a festa da Eurovisão em Portugal, evento que teve mais de duas horas de duração, durante as quais se recuperaram algumas das músicas mais marcantes das cerca de sessenta edições do concurso musical televisivo.

O espetáculo setubalense, organizado em parceria pela Derivastatus Associação e pela Câmara Municipal, teve alguns momentos de ainda maior entusiasmo graças à recente vitória histórica portuguesa, conquistada em Kiev, Ucrânia.

Um desses momentos, ovacionado pelo público, foi a apresentação da canção “Amar pelos Dois”, com que Salvador Sobral ganhou o primeiro lugar e que, nesta noite em Setúbal, foi interpretada, num português exemplar, pelo austríaco Nathan Trent.

Guilherme Santos, da organização do Eurovision Live Concert Portugal, constata, num balanço do evento, que a vitória portuguesa teve repercussões nesta edição, nomeadamente no público, ao notar “maior heterogeneidade nas pessoas que estavam a assistir, além de que havia um claro entusiasmo sempre que se mencionava o nome de Salvador Sobral”.

O espetáculo de Setúbal contou também com as participações de Anabela, representante de Portugal no evento europeu, em 1993, com o tema “A Cidade (até ser dia)”, de Anja, da Dinamarca, Timebelle, da Suíça, Sasha Son, da Lituânia, Mirela, Espanha, e Sanja Vučić, Sérvia.

O programa do Eurovision Live Concert Portugal 2017 incluiu, como é habitual, uma receção de boas-vindas aos artistas e convidados do evento, no Artes Café da Casa da Cultura, e uma afterparty no Lounge Café.

O Eurovision Live Concert tem por objetivo promover a música e os artistas europeus, muitos deles desconhecidos do grande público e que, de outra forma, não teriam oportunidade de atuar em Portugal.