24 Horas a Mexer pela Inclusão - Parque Urbano de Albarquel

O evento “24 Horas a Mexer Pela Inclusão” desafiou dezenas de participantes a correr e a caminhar num circuito delineado no Parque Urbano de Albarquel, que funcionou entre as 10h00 de dia 19 de maio e as 19h00 de dia 20.


A sensibilização para a integração das pessoas com deficiência na sociedade e para o papel positivo do desporto foi o principal objetivo da iniciativa, que, no sábado de manhã, contou com a participação do vereador do Desporto da Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina.

“Esta cidade só é capaz de ultrapassar as dificuldades se pensarmos que ninguém deve ficar para trás. É isso que esta iniciativa simboliza. É colocar as pessoas a mexer e dizer que todos têm o direito a mexer-se, a correr, a saltar e a jogar, e temos todos de ajudar aqueles que se calhar não têm a mesma oportunidade.”

O autarca reconhece que “ainda há muito para fazer e continuar a trabalhar”, mas constata que “é um orgulho enquanto autarca” verificar que a frente ribeirinha de Setúbal é hoje uma realidade bem diferente em termos desportivos.

“Temos pessoas a correr e a jogar beach ténis e futevolei e no rio e vemos pessoas a remar, a andar de barco à vela ou a nadar. Isto é saber capitalizar o que temos de melhor.”

Também o atleta Francis Obikewlu, padrinho da oitava edição da iniciativa “24 Horas a Mexer Pela Inclusão”, organizada pela União Desportiva para a Inclusão, da APPACDM de Setúbal, com o apoio da Câmara Municipal, confessou estar feliz por ver tanta gente a praticar atividade física e destacou “o excelente trabalho” que a câmara está a desenvolver na área desportiva.

“É uma grande honra estar aqui. Setúbal é uma cidade fantástica que eu adoro e é notório o ótimo trabalho que a câmara está a fazer na área do desporto. Fico muito feliz de constatar isso.”

A democratização do acesso à prática desportiva e do exercício físico é a principal missão da UDI que com a dinamização do evento “24 Horas a Mexer Pela Inclusão” pretende sensibilizar a população para a importância do desporto como motor de inclusão.

“Esta é uma iniciativa que nos convoca literalmente para nos mexermos, mas que também nos convoca para nos mexermos enquanto comunidade, para que todos se possam mexer”, indicou o presidente da APPACDM Setúbal, José Salazar.

A iniciativa, que decorreu continuamente entre as 10h00 de dia 19 e as 19h00 de dia 20, proporciona ainda um vasto leque de atividades desportivas e culturais, de participação gratuita, dinamizadas em diferentes espaços instalados no Parque Urbano de Albarquel.

Na esfera desportiva houve, entre outros, atividades de skate adaptado, boccia, basquetebol em cadeira de rodas, jogos tradicionais, teqball, kickboxing, taekwondo, boxe, krav maga, goalball, escalada, capoeira, frisbee, beach ténis, voleibol de praia e jogos tradicionais.

Houve atuações de música e de dança, a par de uma mostra de trabalhos e projetos desenvolvidos por grupos e associações do concelho.