Cerimónia Militar - Dia do Exército

Uma missa, o desfile das forças em parada e demonstrações técnico-táticas marcaram o encerramento, dia 27, das comemorações do Dia do Exército, em Setúbal, com um programa de nove dias marcado pela aproximação da população a este ramo das Forças Armadas.


Setúbal serviu de quartel-general às comemorações anuais do Exército Português, com um programa de atividades culturais e desportivas, exposições e cerimónias militares, que decorreram entre os dias 19 e 27, em vários locais da cidade.

No encerramento das comemorações, a presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira, manifestou o orgulho pela escolha de Setúbal para “a festa” anual do Exército, destacando que a autarquia “manifestou, desde a primeira hora, inteira vontade e total disponibilidade” para acolher a iniciativa.

“Gostámos muito de ver, de novo, numa cidade que chegou a ter três quartéis e muitas centenas de militares, o aprumo das fardas, o rigor da postura, o gosto de ser soldado e oficial, o orgulho de ser português e defender o país que a todos pertence”.

 O Dia do Exército 2019, organizado em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, dinamizou um conjunto de iniciativas centradas no Largo José Afonso, na Avenida Luísa Todi e no Parque Sant’Iago, de participação gratuita, para a população em geral e também para as escolas.

“Ter em Setúbal esta festa é também uma forma de todos nós, neste concelho, homenagearmos os homens e as mulheres que, em tempo de paz, zelam por essa paz e pela segurança de todos”, frisou Maria das Dores Meira.

Segundo a autarca, o Exército mostrou muito mais do que as suas capacidades militares e bélicas. “Mostrou também as funções que os militares desempenham no seu quotidiano de apoio às populações e ao desenvolvimento do nosso país.”

A concluir a sua intervenção, a presidente da Câmara Municipal de Setúbal reiterou ainda “a total disponibilidade” da autarquia para continuar a trabalhar com o Exército Português “na valorização e divulgação” do que são as Forças Armadas.

 A cerimónia do encerramento do Dia do Exército 2019 começou com uma missa de ação de graças e sufrágio, na Igreja de São Julião, presidida pelo bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança, D. Rui Valério, e coadjuvada pelo bispo de Setúbal, D. José Ornelas Carvalho.

A eucaristia, marcada pela homenagem aos militares que tombaram ao serviço da nação, teve as presenças do executivo da Câmara Municipal de Setúbal, do ministro da Defesa Nacional, João Nunes Cravinho, do general Ramalho Eanes e do chefe do Estado-Maior do Exército, general José Nunes da Fonseca, entre outras individualidades militares e civis.

No seguimento das comemorações, o Largo José Afonso recebeu uma cerimónia militar, que decorreu o desfile das Forças em parada e demonstrações técnico-táticas, com a apresentação das múltiplas capacidades e meios das forças terrestres, nomeadamente as forças ligeiras, médias e pesadas, à semelhança dos exércitos de países europeus e aliados, bem como militares das forças nacionais recém-chegados de teatro de operações no estrangeiro ou perto da partida.

O ministro da Defesa, João Nunes Cravinho, destacou “o papel incontornável” do Exército na defesa militar do país, demonstrando o “imenso orgulho que o Exército merece”, enquanto “instituição moderna, credível, competente e um pilar fundamental na nossa soberania e no apoio aos portugueses”.

Nunes Cravinho agradeceu à Câmara Municipal de Setúbal “por acolher esta efeméride e por, através deste gesto, valorizar também a importante história e o rico património militar da região”.

Outros momentos da cerimónia foram a integração do bloco de estandartes nacionais, escoltado por pelotões de alunos do Colégio Militar e do Instituto dos Pupilos do Exército e a imposição de condecorações a militares e civis do Exército que se destacaram no cumprimento das suas funções.

O chefe do Estado-Maior do Exército, general José Nunes da Fonseca, retratou Setúbal na sua intervenção como “uma terra que produziu heróis e mártires, ao serviço da pátria” e que atualmente “se destaca pela singularidade e intrepidez”.

No final do discurso, o general dirigiu-se diretamente aos setubalenses, que agraciou com uma saudação especial “pelo acolhimento e apoio demonstrados ao Exército Português” durante o programa das comemorações.

O Dia do Exército 2019 envolveu perto de dois milhares de militares nas várias ações a realizadas ao longo de nove dias na cidade. As comemorações integraram ainda, no dia 24, Dia do Exército, uma evocação e homenagem ao patrono D. Afonso Henriques, na Igreja de Santa Cruz, em Coimbra.