14° Parcialmente nublado
Exib Música

O EXIB Música, evento internacional dedicado à música ibero-americana e que Setúbal acolhe em 2019, foi selecionado para integrar as Jornadas de Sustentabilidade e Instituições Culturais, em março, em Espanha, e eleito como plataforma de interesse cultural a nível europeu.


A terceira edição das jornadas, que têm um caráter anual e são organizadas pela Rede Espanhola para o Desenvolvimento Sustentável e o Instituto Cervantes, realizam-se nos dias 12 e 13 de março, em Madrid, sob o tema “Para uma Cultura Sustentável: alianças e ações no setor cultural em direção à Agenda 2030”.

Na iniciativa, que conta com o envolvimento da Sustainable Development Solutions Network – A Global Initiative for the United Nations, será produzida uma declaração que destacará o papel da Cultura no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, delineados na Agenda 2030, e que será posteriormente apresentada nas Nações Unidas.

O EXIB Música é o único projeto musical selecionado para integrar os trabalhos das III Jornadas de Sustentabilidade e Instituições Culturais, com a organização a considerar que o evento internacional ibero-americano reúne os parâmetros de cultura sustentável.

O V EXIB Música – A Mostra Mundial da Música Ibero-Americana está agendado para os dias 13, 14 e 15 de junho, em Setúbal, e tem o objetivo de promover a difusão cultural da América Latina, bem como fomentar o diálogo intercultural com a Europa, incentivando a circulação artística e um melhor conhecimento da diversidade musical e cultural da região ibero-americana.

O evento foi distinguido, pelo terceiro ano, pela EFA – Associação Europeia de Festivais, apoiada pela União Europeia, com a EFFE Etiqueta 2019-2020, certificado de qualidade que atesta a plataforma de interesse cultural.

O V EXIB Música promove em Setúbal um conjunto alargado de iniciativas de intercâmbio de experiências entre artistas e outros profissionais da América Latina e da Península Ibérica ligados ao universo musical.

Além destas atividades, o evento apresenta um cartaz de concertos de 18 bandas e projetos individuais oriundos dos 21 países ibero-americanos.

O certame, que conta com a parceria da Câmara Municipal de Setúbal na edição de 2019, é organizado pela entidade espanhola EXIB Música – Expo Ibero Americana de Música.