Yamandú Costa | Exib Música | Concerto de abertura

A primeira noite do EXIB Música, no dia 29, no Fórum Municipal Luísa Todi, foi palco da verdadeira essência da música ibero-americana, num concerto do brasileiro Yamandu Costa que incluiu convidados.


A atuação daquele que é reconhecido, atualmente, como um dos maiores intérpretes de guitarra acústica do mundo conduziu o público numa viagem às raízes da música, ao mostrar como as influências se movem ao longo dos tempos e dos povos. Interpretou, com cunho próprio, sambas, tangos, milongas e até um vira tipicamente português, numa mistura de estilos que resultou num concerto único.

O espetáculo de Yamandu Costa na noite de dia 29 no Fórum Luísa Todi, igualmente transmitido em direto pela internet, no primeiro dia do EXIB Música – Mostra de Música Iberoamericana, exaltou a Cultura e rompeu fronteiras. “É para mim uma grande honra fazer a abertura deste encontro tão importante”, assinalou o compositor e intérprete.

Duas horas antes, na sessão de abertura desta mostra musical, realizada pelo segundo ano consecutivo em Setúbal, a presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira, em mensagem no streaming da organização, salientou a importância deste encontro internacional.

“Ouvimos no EXIB sonoridades distantes, mas que afinal estão tão próximas. Ouvimos e sentimos, como poucas vezes podemos fazê-lo, com tal intensidade e é íntima a forma como se cruzam as nossas identidades ibero-americanas.”

À sexta edição, o EXIB Música foi inteiramente readaptado às circunstâncias impostas pelo contexto sanitário que o mundo atravessa. Viu os espetáculos presenciais reduzidos e apostou numa programação centrada nas plataformas digitais.

“A música e a sua língua universal são capazes de vencer todas as distâncias. Para nós é como se todos estivessem aqui, em Setúbal, a celebrar a música ibero-americana e a dançar com ela”, analisou a presidente do município.

O vereador da Cultura, Pedro Pina, partilhou a mesma ideia de Maria das Dores Meira ao afirmar, também na sessão de abertura da mostra, que “a cultura não tem barreiras” e que “vários pontos da Ibero-América e novos sons chegarão a terras sadinas”.

Também a diretora executiva do EXIB Música, Adriana Pedret, num enquadramento sobre a readaptação do evento com a atual crise sanitária, sublinhou que “a nova edição da festa musical permite estender pontes e estabelecer vínculos e conexões a favor da circulação musical”.

A responsável aproveitou para enaltecer a importância do esforço coletivo de músicos, programadores, agências e diversos agentes culturais e o “trabalho em estreita colaboração com a Câmara Municipal de Setúbal”.

O próprio Yamandu Costa teve sempre a preocupação de mencionar que se dirigia ao público presente no Fórum Luísa Todi mas também aos “milhares que assistem pela internet”.

O virtuosismo melódico que emprestou ao violão de sete cordas arrebatou a plateia, que respondeu com aplausos efusivos nos intervalos curtos entre as músicas, primeiro tocadas a solo, depois, quatro delas, acompanhado do português Luís Guerreiro, na guitarra portuguesa, e do argentino Martín Sued, no bandoneón, um género de concertina popular no tango.

Além de Yamandu Costa, o outro destaque da programação do evento organizado pela associação espanhola EXIB Música – Expo Iberoamericana de Música em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal é o espetáculo de encerramento, também no Luísa Todi, dia 31 à noite, com Alma Nuestra, projeto musical de Salvador Sobral e Victor Zamora.

Neste concerto, com início às 21h00 e bilhetes ainda disponíveis, a banda, que conta ainda com as participações de Nelson Cascais e André Sousa Machado, explora sonoridades da América Latina, a par de ritmos do jazz.

A transmissão deste concerto via streaming pode ser acompanhada através do Facebook do Fórum Luísa Todi e da Câmara Municipal de Setúbal e do Facebook e do sítio do EXIB Música nesta ligação.

Em relação ao concerto de Teresa Salgueiro agendado para dia 30 à noite, no Fórum, recorde-se, foi cancelado por imposição sanitária, uma vez que a cantora e um dos músicos se encontram em isolamento profilático ao terem estado em contacto próximo com um familiar que testou positivo à Covid-19.

A programação do EXIB Música 2020 inclui, até dia 31, exibições musicais, transmitidas em live streaming, a partir de vários países, designadamente da Colômbia, com Adriana Ospina, da Venezuela, com atuações de Amanda Querales, Gabriel Chakarji e Ana Carmela Ramírez, e de Espanha, com Alba Carmona e Tanxugueiras.

Para o mundo através da internet atuam ainda Regina Orozco, México, Malena Muyala, Uruguai, Martin Sued, Argentina, Chaco Suena Bien, projeto musical dos argentinos Seba Ibarra e Lalo Aguilar, o músico cabo-verdiano Miroca Paris e os portugueses Moçoilas, Pedro Mestre e Monda, além do projeto luso-brasileiro composto pela dupla Pedro Iaco e Manuel Linhares.

Destaque ainda para a transmissão online de três sessões sobre a música e sustentabilidade, conteúdos de formação e de networking para profissionais, partilha de experiência entre programadores culturais, vídeos alusivos à cidade de Setúbal e um observatório de ideias para a cultura musical assente na economia circular, colaborativa, transversal e multidisciplinar.

 

Notícias Relacionadas

Yamandu Costa abre EXIB Música

Yamandu Costa, Teresa Salgueiro e Alma Nuestra atuam em Setúbal ao vivo na VI edição do EXIB Música, certame que se realiza nos dias 29, 30 e 31, com uma programação mista, em formato físico e digital.

13 Outubro, 2020

EXIB Música com novo formato

A EXIB Música está de regresso a Setúbal, a 29, 30 e 31 de outubro, em edição especial subordinada ao tema “O Tom do Futuro”, com uma programação mista, em formato físico e digital, que explora novas práticas colaborativas.

1 Outubro, 2020