O biatle, constituído por natação e corrida, e o triatle, que acrescenta o tiro, são modalidades de promoção do pentatlo moderno para a angariação de mais praticantes através da oferta de formatos simplificados.

O evento, que decorreu no sábado e no domingo, foi organizado pela Federação Portuguesa de Pentatlo Moderno, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal.

Esta foi a primeira edição do Campeonato da Europa de Triatle, enquanto as provas de biatle foram compostas pelo Campeonato da Europa e por uma etapa da Taça do Mundo.

Clara Cesarini, de Itália, nas mulheres, e Sergio Correa, de Espanha, nos homens, foram os primeiros classificados nas provas de biatle nos escalões de seniores, constituídas por dois períodos de corrida de 1500 metros, intercalados por 200 metros de natação.

Nas mulheres, a segunda posição coube a Rachel Jones, do Reino Unido, e, a terceira, a Francesca Gandolfo, de Itália.

Nos homens, o segundo lugar foi conquistado por Andrea Micalizzi, Itália, e, o terceiro, por Jaime Garrido, Espanha.

Já no triatle, ao nível individual, o escalão sénior teve como primeiro campeão europeu Andrea Micalizzi, enquanto, nas mulheres, o título foi entregue a Francesca Gandolfo.

Jakub Hrudka, da República Checa, ficou em segundo lugar, e o espanhol Jaime Garrido, em terceiro. Os segundo e terceiro lugares do pódio em seniores femininos foram ocupados, respetivamente, por Clara Cesarini e a eslovaca Lucia Krsnakova.

O Campeonato da Europa de Triatle teve também a componente de equipas. Esta variante competitiva não teve escalão sénior, apresentando-se atletas em infantis femininos e iniciados, juniores e masters B masculinos.

Nesta vertente, destaque para a prestação portuguesa, com uma equipa a sagrar-se campeã europeia em iniciados.

De resto, a título individual, os atletas portuguesas conquistaram várias medalhas. Em juvenis, Maria Teixeira ganhou o ouro, tal como Guillherme Luís, que viu o segundo lugar do pódio ser arrebatado pelo compatriota Gonçalo Fabião.

Em juniores A, João Oliveira ficou em segundo lugar, seguido por Ruben Santos na terceira posição.

No biatle Portugal também conquistou medalhas, nomeadamente no escalão de iniciados, com João Valido, José Pedro Vieira e Ricardo Batista e ficarem em primeiro, segundo e terceiro lugar.

Nos juvenis Maria Teixeira ganhou a medalha de prata, enquanto André Cruz recebeu o bronze em masculinos.

João Pereira e Luís Lopes ficaram em primeiro e em terceiro lugar, respetivamente, no escalão juniores A.

Manuel Barroso, presidente da Federação Portuguesa de Pentatlo Moderno, destaca que os objetivos do evento foram claramente alcançados, com “muitos atletas presentes e oriundos de vários países, um nível competitivo extremamente elevado e uma organização muito boa”.

Destaque ainda para, no triatle, as provas de tiro terem sido praticadas com pistolas de laser, opção que, explicou Manuel Barroso, “é mais amiga do ambiente, evitando-se as chumbadas, além de ser muito mais seguro”.