Exposição | A Serra e o Mar

Mais de trinta obras em pintura e barro de Ana Maria Godinho estão reunidas na exposição “A Serra e o Mar”, a qual foi inaugurada no dia 4 de novembro na Biblioteca Pública Municipal, onde fica patente até 2 de dezembro.


A mostra, organizada pela Câmara Municipal, é composta por um conjunto de trabalhos da artista, em que o elemento natureza figura em todas as obras.

Em “A Serra e o Mar”, aberta ao público de segunda a sexta-feira das 09h00 às 19h00 e aos sábados entre as 14h00 e as 19h00, é possível apreciar trabalhos de pintura e barro, mas também azulejaria, cerâmica e escultura em pedra mármore.

“A minha inspiração vem de todos os aspetos da natureza, desde as cascas das árvores, desde as sementes até às profundezas do mar”, explicou a autora na inauguração.

Para a vice-presidente da Câmara Municipal, Carla Guerreiro, os trabalhos ajudam a “reforçar a questão da partilha e dos afetos numa dimensão criativa” e a contrariar a artificialidade dos tempos atuais.

“Muitas das representações que temos acabam por não ser reais, são construídas, e, hoje, com tantas coisas artificiais, como a inteligência artificial, é bom estar num ambiente como este.”

A autarca afirmou que o auditório da Biblioteca Municipal, sala onde se encontra a exposição, é “uma casa de todos” e “tanto é que já está esgotada para o ano de 2024”.

Um indicador “muito bom”, referiu Carla Guerreiro, uma vez que “significa que há muita gente a querer expor o seu trabalho”.