Um total de 225 obras de arte coloca em evidência a forma como artistas nipónicos interpretam na atualidade as expressões artísticas do país do sol nascente.

A vasta coleção que pode ser apreciada em Setúbal divide-se em diferentes categorias, incluindo pintura a óleo e a acrílico, desenho a tinta-da-china, bordados, caligrafia, artesanato e até arte tridimensional.

A exposição “Arte Atual do Japão” está patente na Galeria Municipal do Banco de Portugal, na Casa da Baía, com peças especialmente orientadas para a vertente tradicional, na Casa da Cultura, onde estão presentes trabalhos essencialmente de expressões artísticas atuais, e na Galeria Municipal do 11, que mostra criações em particular de artes típicas nipónicas. A abertura da mostra ao público é a 18 de maio, às 17h30.

O projeto, que inclui uma conferência na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal e o Club des Amis de l’Europe e des Arts de Tokyo (CAEA) e traz até ao nosso país artistas como Takada Bokuzan, mestre na arte "sho", ou seja, de caligrafia tradicional japonesa, e que conduzirá um workshop para famílias, no dia 18 de maio, às 10h00, nas arcadas dos Paços do Concelho.

A CAEA promove exposições de artistas japoneses em vários países desde 1973 e é a primeira vez que marca presença em Portugal. Em parceria com a Japan International Artists Society, divulga criações de arte moderna baseada em técnicas tradicionais japonesas.