O evento, organizado pelo Clube Ornitológico de Setúbal e pela Associação de Avicultores de Portugal, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, trouxe até à cidade perto uma centena de criadores portugueses, espanhóis e belgas.

“Estamos muito contentes com a forma como decorreu a iniciativa e deixa-nos ainda mais orgulhosos que a Confederação Ornitológica Mundial nos tenha atribuído a pontuação máxima em termos de avaliação global do campeonato”, refere o presidente do Clube Ornitológico de Setúbal, António Pomar.

O concurso distinguiu 213 aves com o primeiro lugar, divididas em três classes distintas, num universo de 1800 exemplares em competição.

A par do Internacional Sado-Tejo – 1.º Campeonato Exóticos da Confederação Ornitológica Mundial, que decorreu ao longo de quatro dias na EB 2,3 Luísa Todi, está previsto, para a cidade de Setúbal, o V Campeonato Ornitológico da Costa Azul, competição a realizar na EB+S Ordem de Sant’Iago, na Bela Vista, com abertura oficial no dia 23 de outubro, às 17h00, e que se prolonga pelos dois dias seguintes.

O Clube Ornitológico de Setúbal e a Associação de Avicultores de Portugal organizam ainda, até ao final do ano, mais duas exposições de aves em Odivelas.