A iniciativa da Comissão das Comemorações do Centenário de Álvaro Cunhal, organizada, em Setúbal, pela Câmara Municipal, recorda o líder histórico do Partido Comunista Português, falecido em 2005, aos 92 anos, com um conjunto de atividades a realizar até ao final do ano na Casa da Cultura e na Biblioteca Pública.

As ilustrações feitas para “Esteiros”, romance de Soeiro Pereira Gomes, e desenhos elaborados na prisão integram uma mostra a inaugurar no dia 27, na Galeria de Exposições da Casa da Cultura, antecedida, às 18h00, por um colóquio sobre a vertente de artista plástico de Álvaro Cunhal, proferido por Felipe Diniz.

A exposição, patente até 8 de outubro, pode ser visitada de terça-feira a domingo, a partir das 10h00, encerrando de terça a quinta às 24h00, à sexta e ao sábado à 01h00 e ao domingo às 20h00.

Em outubro, uma exposição biográfica é inaugurada no dia 2, na Biblioteca Municipal, enquanto a 3, às 21h30, na Casa da Cultura, é exibida, no âmbito do ciclo “Álvaro Cunhal e o Cinema”, a obra “Cinco Dias, Cinco Noites”, com a presença do realizador, José Fonseca e Costa.

Nas restantes quintas-feiras do mês, dias 10, 17, 24 e 30, à mesma hora, a Casa da Cultura passa “Até Amanhã, Camaradas”, de Joaquim Leitão, dividido em quatro partes, com debate na última, filme baseado na obra homónima de Manuel Tiago, pseudónimo literário de Álvaro Cunhal.

“Álvaro Cunhal e a política” é a temática de um ciclo de colóquios, que decorre nos três primeiros domingos de outubro, às 16h00, na Biblioteca Pública Municipal.

“O jovem Cunhal, a reorganização do PCP (1940-1949) e a luta política em Portugal no contexto da Guerra Fria (1950-1960)”, no dia 6 , “Álvaro Cunhal, o programa do PCP aprovado no VI Congresso. O 25 de Abril”, sobre a luta revolucionária contra o fascismo, a 13, e “Álvaro Cunhal, o Partido Comunista Português no pós-25 de Abril”, no dia 20, são as sessões marcadas neste ciclo.

Em outubro há ainda “Álvaro Cunhal e o Teatro”, com o espetáculo “A Casa de Eulália”, pelo Teatro do Elefante, baseado no livro de Manuel Tiago, dias 4 e 5, às 21h30, no Fórum Municipal Luísa Todi, com bilhetes a cinco euros.

O programa comemorativo inclui até ao final do ano, em Setúbal, diversas iniciativas, como mais duas exposições, um segundo ciclo de colóquios, com o tema “Álvaro Cunhal e as Artes”, e uma entrevista televisiva.