A primeira semifinal do 9.º Concurso de Fado de Setúbal levou oito concorrentes ao palco da Capricho Setubalense, que, com as suas vozes, aqueceram a audiência, com mais de 130 pessoas.
A escolha do júri, composto por Horácio Pena, da Câmara Municipal de Setúbal, Nuno Marques, presidente da Capricho Setubalense, e a fadista Carla Lança, recaiu em Cláudia Estrela, 25 anos, natural de Serpa, Nélia Romão, 49, Seixal, Paula Cruz, 49, Sousel, e Susana Cardoso, 26, de Loures.
Acompanhado por Custódio Magalhães, na guitarra portuguesa, e Vítor Pereira, na viola de fado, cada um dos oito concorrentes interpretou dois temas nesta primeira noite do concurso organizado numa parceria da Câmara Municipal de Setúbal com a Capricho Setubalense.
Além das atuações a concurso, o espetáculo incluiu a participação especial da fadista Carla Lança, como artista convidada.
A segunda semifinal realiza-se no dia 11, a partir das 21h30, com mais oito concorrentes, avaliados por um novo júri. A gala final decorre no dia 18, às 22h00, igualmente na Sociedade Musical Capricho Setubalenses.
O Concurso de Fado de Setúbal divulga e projeta novos cantores deste género musical tão português, Património Cultural Imaterial da Humanidade desde novembro de 2011.
Atribui prémios aos três primeiros classificados e distingue ainda o melhor fadista do concelho, de acordo com avaliação feita pelo júri. O público também tem uma palavra a dizer e elege o seu preferido.
O grande vencedor do 9.º Concurso de Fado de Setúbal recebe 500 euros e o convite para atuar na Feira de Sant’Iago 2017, enquanto o segundo e o terceiro classificados ganham 250 e 125 euros.
O Prémio do Público dá o direito a 125 euros e a participar na Feira de Sant’Iago, enquanto o Prémio Melhor Fadista do Concelho concede igualmente o acesso a atuar no certame.
O Concurso de Fado de Setúbal é organizado com os apoios da União das Freguesias de Setúbal e da Fundação Buehler-Brockhaus, contando com a Rádio Amália como media partner.