Fado em Setúbal | Bairro Afonso Costa

O Jardim do Bairro Afonso Costa recebeu, na noite de 7 de agosto, mais um espetáculo gratuito do Fado em Setúbal, iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Setúbal, em parceria com a Junta de Freguesia de S. Sebastião.


O programa, que leva a canção da saudade aos bairros da cidade, visitou o Bairro Afonso Costa, onde, numa iniciativa muito participada, três fadistas e dois músicos setubalenses animaram e emocionaram o público.

Inês Pereira, Nuno Rocha e Carolina Mendes compuseram o jovem trio de fadistas que preencheu a noite de fados, acompanhado pelos músicos Custódio Magalhães à guitarra portuguesa e Vítor Pereira à viola de fado.

Coube à fadista e madrinha de marchas populares, Inês Pereira, iniciar o espetáculo, inserido numa estratégia municipal de descentralização da cultura.

“Caso Arrumado”, “Ai Maria”, “Nem às Paredes Confesso” e “Casa da Mariquinhas” foram alguns dos temas interpretados pela artista, voz já habitual no evento, que fez questão de agradecer o apoio da Junta de Freguesia de S. Sebastião na coorganização do evento.

Já Carolina Mendes, vencedora do prémio de “Melhor Fadista do Concelho” no Concurso de Fados de Setúbal 2018, mostrou-se muito satisfeita por participar na iniciativa e brindou o público com fados icónicos como “Estranha forma de vida”, “Procura Vã” e “Júlia Florista”.

Nuno Rocha, que iniciou a sua carreira através da participação na mesma edição do Concurso de Fado de Setúbal, sublinhou que quer “levar o fado aos corações de todos”.

O fadista, de 26 anos de idade, interpretou canções como “Lisboa à noite”, “À procura do Fado” e “Nasci nos braços do Fado”, esta última com letra original do autor setubalense José Raposo.

A próxima noite de fados em S. Sebastião, no âmbito do Fado em Setúbal, terá lugar no Miradouro de S. Sebastião, a 14 de agosto, pelas 21h00, com a participação de Deolinda de Jesus, Ramiro Costa e Sara Margarida.