Parcialmente nublado
Fado em Setúbal - Bairro Afonso Costa

Cerca de 200 pessoas, de todas as idades, saíram à rua na noite de 10 de agosto para apreciar mais um concerto de fados no jardim do bairro Afonso Costa, promovido pela Junta de Freguesia de S. Sebastião e pela Câmara Municipal de Setúbal, no âmbito do projeto “Fado em Setúbal”.


No rescaldo do “Bairro Afonso Costa em Festa”, evento que decorreu na noite anterior, o espetáculo “Fado em Setúbal” contou com uma assistência de quase duas centenas de pessoas, dispersas pelo jardim do bairro Afonso Costa, local que recebeu as fadistas Susana Martins, Maria Caetano e Joana Lança, acompanhadas nas cordas pelos músicos Jorge Pimentel (guitarra portuguesa) e Eduardo Pinto (viola de fado).

Cada uma das três artistas, que atuaram em alternância, ofereceram, com o seu estilo próprio, uma noite bastante emotiva ao público que vibrou com as atuações.

Com a sua versátil e poderosa voz, Susana Martins interpretou fados como “Nem às paredes confesso”, “Zanguei-me com o meu amor” e “Meu amor Marinheiro”.

Já Maria Caetano, dona de uma voz mais madura, apresentou os temas “Estranha forma de vida”, “Maria Lisboa” e “Fui ao pão”, este último escrito pela própria fadista setubalense, em homenagem ao bairro Santos Nicolau onde viveu a sua infância.

Num tom bastante jovial, Joana Lança brindou o público com “Lisboa e o Tejo”, “Disse-te Adeus” e dois poemas do poeta setubalense José Raposo: “Longe de ti não fico” e “Setúbal rima com fado”, que enaltece os bairros da cidade e a ligação dos setubalenses ao fado.

Como já é habitual, a AMBAC – Associação de Moradores do Bairro Afonso Costa, que organizou o “Bairro Afonso Costa em Festa”, manteve, a convite da Junta de Freguesia de S. Sebastião, as banquinhas de comes e bebes no recinto, dando apoio à noite de fados, pelo quarto ano consecutivo.

O “Fado em Setúbal”, projeto itinerante que leva o fado aos vários cantos do concelho, volta a S. Sebastião na noite de 24 de agosto, sábado, data em que atuam Carlos Zacarias, Inês Pereira e Maria do Céu Freitas no Miradouro, pelas 21h30.