20° Céu limpo
Bike-Around-Portugal-receção-dos-participantes

A cidade de Setúbal foi ponto de paragem, nos dias 25 e 26, de uma família que está a percorrer o país de bicicleta, até 5 de setembro, numa viagem de 2.600 quilómetros e passagem por 11 parques naturais, incluindo o Parque Natural da Arrábida. 


Durante 43 dias, Elsa e António Gavinho e a filha do casal, Joana Gavinho, de 13 anos, percorrem o país de bicicleta, num total de 37 etapas que passam por 85 concelhos de 16 distritos e que, em comum, têm a existência de parques naturais nos respetivos territórios.

 A iniciativa, a que deram o nome de “Bike Around Portugal”, nasceu no gosto da família pelo cicloturismo. Habituados a criar percursos turísticos na empresa Caminhos da Natureza – Turismo Ativo, de que são proprietários, com a quebra de atividade devido à pandemia, o casal decidiu, este ano, experienciar e dar a conhecer o país à filha.

A viagem começou no sábado, com a saída de Oeiras e a família a pedalar 82 quilómetros até à Avenida Luísa Todi, em Setúbal, ponto final da primeira etapa, depois de passagens por Azeitão e de percorrido um trajeto pela Serra da Arrábida.

À chegada a Setúbal, foram recebidos com produtos típicos da região, como os Esses de Azeitão e a Casca de Laranja. A família foi presenteada, ainda, com o guia Setúbal Travel Guide.

De Setúbal, os três seguiram no dia seguinte para Santiago do Cacém. Têm chegada prevista a Sagres no dia 30 de julho e a Vila Real de Santo António no dia 4 de agosto, de onde depois começam a pedalar rumo ao norte, pelo interior.

O percurso total da viagem decorre em estradas secundárias, estradões de terra e ciclovias. O grande objetivo da “Bike Around Portugal” é promover e divulgar Portugal enquanto destino turístico de eleição para viagens de bicicleta.

A experiência da família Gavinho pode ser acompanhada no blog criado para relatar a viagem. Qualquer pessoa pode juntar-se e pedalar nesta aventura, através de inscrição neste site