A iniciativa, realizada ao longo de todo o dia, deu a conhecer, de forma didática, simples e interativa, o funcionamento dos vulcões e o comportamento do planeta em caso da ocorrência de sismos.

Na atividade, que contou com a presença de cientistas e professores universitários especializados na área de investigação, houve jogos didáticos, vários materiais pedagógicos para descobrir, a par de pequenas experiências.

O “Ciência Viva no Verão 2014 – À Descoberta da Terra” incluiu uma exposição que apresentou, numa linguagem acessível a todos, os comportamentos científicos associados aos vulcões e à ocorrência de sismos e tsunamis.

Demonstrações do registo do movimento do solo com um sismómetro, simulações de tsunamis e de vulcões e a importância de manter um kit de emergência em situação de catástrofe foram outras atividades proporcionadas a toda a família.

Novidade na edição deste ano da iniciativa foi a presença de um painel científico no qual foi explicado, numa linguagem simples e acessível, as várias fases de formação do maciço da Arrábida.

Aos participantes foram também dadas explicações sobre o protótipo de dispositivo de alerta de tsunamis instalado no Parque Urbano de Albarquel, equipamento capaz de detetar antecipadamente a ocorrência deste fenómeno e alertar as populações em caso de emergência, assim como os caminhos de fuga existentes na cidade.

A iniciativa procurou sensibilizar a população para os riscos associados aos fenómenos naturais enquanto origem de acidentes graves ou catástrofes, com os técnicos a transmitir algumas noções e procedimentos básicos de proteção no caso de ocorrência destas situações.

O “Ciência Viva no Verão 2014 – À Descoberta da Terra”, uma iniciativa da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnologia, foi organizado numa parceria com o Instituto Geofísico do Infante D. Luiz e o Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros de Setúbal.

No âmbito desta parceria institucional, subordinado à temática de sismos e vulcões, está prevista a realização em Setúbal, durante o mês de setembro, de uma formação para professores do ensino básico que inclui métodos de construção de pequenos simuladores que podem ser utilizados em sala de aula.