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O passe único Navegante Família, que permite que três ou mais membros de um agregado familiar, com residência na Área Metropolitana de Lisboa, incluindo Setúbal, paguem no máximo o valor de dois títulos mensais, já se encontra em vigor.


O Navegante, título que uniformiza a utilização, a preços reduzidos, do sistema de transportes públicos na AML – Área Metropolitana de Lisboa, arrancou em abril e tem vindo a registar um aumento continuado na procura.

Os beneficiários deste sistema podem agora beneficiar do passe Navegante Família, o qual dá acesso à rede pública de transportes a três ou mais elementos pertencentes ao mesmo agregado familiar, com o mesmo domicílio fiscal localizado num dos 18 municípios da AML.

O passe Navegante Metropolitano Família permite que todos os membros do agregado familiar possam utilizar as linhas de transportes dentro dos municípios agrupados pela AML, com um custo mensal máximo de 80 euros, ou seja, o valor de dois passes Navegante.

Para os utilizadores do Navegante Municipal Família, que possibilita que todos os membros do agregado familiar possam utilizar qualquer serviço de transporte público regular de passageiros dentro do limite geográfico de um dos 18 municípios da AML, o custo mensal máximo é de 60 euros.

Podem beneficiar do Navegante Família elementos ascendentes e descendentes do agregado familiar, cônjuges, pessoas em união de facto, crianças e jovens em regime de adoção e de tutela.

É, igualmente, obrigatório que todos os membros do agregado familiar que pretendam usufruir deste benefício sejam titulares do cartão Lisboa VIVA (cartão rígido, personalizado e com foto).

O requerente responsável deve preencher o requerimento de acesso, disponível nos balcões dos operadores de serviço público de transporte regular de passageiros e em www.aml.pt/passe-palavra e www.portalviva.pt, e entregá-lo, acompanhado da documentação necessária, relativa ao próprio e aos elementos do agregado familiar, nos pontos de requisição dos respetivos operadores.

A ativação do Navegante Família pode demorar até 10 dias após o pedido e está sujeita à verificação do cumprimento das condições de acesso.

Mais informações podem ser solicitadas através da linha telefónica de apoio criada para o efeito, 210 118 218, nos dias úteis, das 09h00 às 19h00, ou junto dos operadores de transporte.