Durante mais de duas horas, o espetáculo “Francisco Fanhais – Poemas Cantados”, organizado pela Associação José Afonso e pela Câmara Municipal de Setúbal, o público teve um papel ativo, participando mesmo no alinhamento musical, composto por temas próprios e canções de Zeca Afonso.

Francisco Fanhais, acompanhado ao piano por Pedro Fragoso, da Ronda dos Quatro Caminhos, cantou quase sempre acompanhado por um coro do público, em particular em temas históricos como “Cantata da Paz” e “Porque”, do álbum “Canções da Cidade Nova”, inspirado em poemas de Sophia de Mello Breyner.

As canções de José Afonso estiveram igualmente em destaque, tendo sido foi possível ouvir, entre outros, “Utopia”, só com voz, “Os Vampiros” e “Menino do Bairro Negro”.

Francisco Fanhais conversou com o público, chegando a interromper os temas, nomeadamente para enaltecer, num destes momentos, a importância do espaço onde decorreu o concerto, no qual funcionou o Círculo Cultural de Setúbal e “se sente a presença de Zeca Afonso”.

Igualmente a pedido do público, foi “obrigado” a cantar o “Grândola, Vila Morena”, tema que fechou um concerto memorável, nas palavras do próprio Fanhais, que, emocionado, agradeceu ao público a forma como participou, considerando mesmo que podia formar ali o coro ideal para os seus espetáculos.