Covid-19 | Testes Rápidos Antigénio

Três farmácias do concelho de Setúbal constam da lista nacional de estabelecimentos que efetuam testes rápidos de antigénio comparticipados a utentes sem vacinação completa, para facilitar o acesso à emissão do Certificado Digital Covid da UE.


A comparticipação dos testes rápidos de deteção da SARS-CoV-2 nas farmácias é uma medida da Estratégia Nacional de Testes para reforçar o controlo da pandemia e facilitar o acesso dos cidadãos à emissão do Certificado Digital.

Nas farmácias do Viso, Farinha Pascoal e Cunha Pinheiro, no concelho de Setúbal, é possível fazer testes rápidos de antigénio de uso profissional, comparticipados a 100 por cento pelo Serviço Nacional de Saúde, mediante o cumprimento de determinados requisitos.

Podem usufruir deste serviço os munícipes maiores de 12 anos que sem o esquema vacinal completo e que, por isso, não reúnem condições para emissão do certificado de vacinação contra a covid-19, bem como os que não possuam certificado que ateste recuperação há mais de 11 dias e menos de 180.

Cada utente nestas condições pode fazer um máximo de quatro testes comparticipados por mês.

O resultado obtido no teste rápido de antigénio de uso profissional é comunicado ao utente, que tem de assinar previamente um compromisso de honra no qual declara cumprir todos os requisitos, e registado na plataforma SINAVElab – Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica para laboratórios.

No caso de o resultado do teste ser negativo, os utentes podem pedir depois, no portal ou na aplicação SNS 24, a emissão do Certificado Digital Covid da UE, que facilita a circulação das pessoas dentro e fora de Portugal, bem como o acesso a determinados espaços e eventos.

Em Portugal, o documento é, entre outros casos, necessário para viagens aéreas ou marítimas, para alojamento em qualquer unidade turística, para aceder, nalguns dias e horários, a estabelecimentos de restauração e para participar nalgumas atividades de grupo ou eventos.