A realizar no Parque Sant’Iago, nas Manteigadas, Setúbal, o programa de espetáculos da Feira de Sant’Iago inclui, também, atuações de artistas como Bonga, Ricardo Ribeiro, Mão Morta, Marta Ren, T4X1 (ex-Taxi), Gisela João, D.A.M.A., Fernando Daniel, Emanuel e Fonzie.

Os espetáculos musicais são apenas um dos muitos aliciantes do certame que tem este ano como tema principal “Os Vinhos da Península de Setúbal”, apresentado a 28 de junho numa wine sunset party realizada ao final da tarde no Forte de S. Filipe.

“A nossa feira é a soma de muitas coisas”, destacou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, na sessão de apresentação do evento, “uma das maiores festas populares a sul do país” e que contabiliza “mais de 400 mil visitantes por edição”.

A autarca sublinhou que a Feira de Sant’Iago “consegue sempre surpreender pela renovação e inovação que apresenta a quem a visita”, sendo que, em 2018, por exemplo, vai ser permitida a entrada de animais de companhia, mediante as regulamentações impostas por lei, terá uma diversão com um slide de 140 metros, uma roda-gigante com vista para a cidade e um serviço de aluguer de transportes elétricos individuais para deslocações no recinto.

A importância e dimensão que um evento como a Feira de Sant’Iago assume nos serviços da Câmara Municipal levou a que a autarquia, salientou Maria das Dores Meira, dedicasse especial atenção ao planeamento.

“Foi constituída uma equipa afeta à organização da Feira ao longo do ano, entendendo-a como prioritária no calendário de eventos do concelho. Também por isso, este evento está inscrito, a partir de agora, no Plano de Atividades do Gabinete de Turismo, sento entendido como um produto turístico a oferecer aos que nos visitam.”

A atratividade do certame está bem patente no número médio de visitantes a cada ano, mas também na procura da parte de feirantes e expositores.

Com cerca de 40 setores de atividade diferentes presentes no evento, “neste momento regista-se uma taxa de ocupação de cerca de cem por cento dos lugares disponibilizados no concurso, tendo, entretanto, e em face da procura, sido criados mais lugares para comercialização de vários tipos de artigos”.

A presente edição da Feira de Sant’Iago vai dedicar especial atenção ao público infantil, com mais diversões e atividades, como um circuito de arborismo e uma quinta pedagógica.

Tratando-se de um evento com mais de 400 anos de história, a tradição é igualmente enaltecida. Em 2018, Setúbal presta homenagem a uma figura local, o Zé dos Gatos, homem acarinhado pelos setubalenses, já falecido, e que o designer Zé Nova materializou em mascote desta edição, presente na zona da entrada principal do recinto e com a qual os visitantes vão poder tirar várias “zélfies”.

A Feira de Sant’Iago é, também, um Eco Evento Amarsul, que envolve a realização de várias atividades e ações de sensibilização para a proteção do meio ambiente.

Programa e Serviços

Em representação da comissão de organização da Feira de Sant’Iago, Ana José Carvalho destacou, na apresentação, que o certame tem “programação diversificada e para todos os públicos e idades”.

A inauguração oficial da Feira de Sant’Iago 2018 está agendada para 21 de julho, às 20h30, no Pavilhão Vinhos de Setúbal, durante a qual, além de uma intervenção da presidente da Câmara Municipal, há a animação pelo Teatro Animação de Setúbal “Era o vinho, meu bem, era o vinho”.

Em termos de espetáculos, o Palco Setúbal recebe as atuações de artistas de renome nacional e internacional, numa zona do recinto que está apetrechada com o apoio de bares e tasquinhas gastronómicas.

Para a Praça Mundo estão reservadas tasquinhas gastronómicas, dinamizadas pelo movimento associativo de Setúbal, e o Palco Mundo, onde se realizam espetáculos que refletem a riqueza multicultural do concelho.

A Praça do Bares é um espaço de gastronomia, por excelência, mas que também inclui animação musical.

O Palco dos Sentidos recebe as animações correspondentes ao Espaço dos Sentidos, destinado à exposição de atividades dinamizadas pelos serviços de cultura, juventude, desporto, inclusão social, bibliotecas e museus da Câmara Municipal.

No Palco Baco, paredes-meias com o Pavilhão Vinhos de Setúbal, realizam-se vários espetáculos de fado, mas também de cante alentejano.

A nível institucional, o Pavilhão Vinhos de Setúbal é uma criação da Câmara Municipal em colaboração com a Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal e com produtores de vinhos da península.

O espaço apresenta ao longo do certame uma exposição, apontamentos musicais, oficinas de artesanato, experiências interativas, provas de vinho e degustações.

Uma vasta área está reservada para as representações institucionais, onde são divulgados serviços da Câmara Municipal, bem como de empresas e instituições com representatividade local e nacional.

Com objetivo semelhante, os visitantes podem ficar a conhecer os espaços Freguesias de Setúbal, preenchido pelas cinco juntas de freguesia do concelho, Saúde, partilhado por instituições ligadas ao setor da saúde, e Solidariedade, destinado a campanhas de solidariedade e sensibilização por entidades sem fins lucrativos.

Um circuito de arborismo, com obstáculos de cordas, uma zona de jogos tradicionais, a Quinta Pedagógica Herdade da Gâmbia – O Lugar do Pernilongos, que divulga atividades típicas do campo, um espaço de adoção de animais de companhia, um picadeiro e a pista de BMX são outros dos muitos atrativos presentes na Feira de Sant’Iago 2018.

O recinto, de entrada livre, está aberto ao público de segunda a quinta-feira das 18h00 à 01h00, na sexta-feira até às 02h00, ao sábado das 16h00 às 02h00, encerrando à 01h00 ao domingo.

Além do parqueamento automóvel disponível, os visitantes podem utilizar o serviço de transportes público especificamente adaptado para o certame.

As carreiras 604 e 609 da TST têm o horário alargado durante o período da feira, tendo sido criadas as carreiras 651 e 652 especificamente para deslocações entre a cidade e o recinto.

A carreira 651 liga o evento ao Mercado do Livramento, enquanto a 652 estabelece a ligação com a zona da Varzinha. Estas duas carreiras têm um bilhete de bordo de apenas um euro por viagem.

Pessoas com mobilidade reduzida têm disponível um serviço especial de transporte, devendo os interessados recolher informações ou realizar marcações de veículo para acesso à zona da feira através do número 910 784 090, nos dias úteis, entre as 10h00 e as 19h00.