A terceira edição da E-Tech, organizada em parceria pela E-Code, escola de programação da EDUGEP, pela Câmara Municipal de Setúbal, pela Associação Nacional de Professores de Informática e pela Associação da Indústria da Península de Setúbal, contou com uma área destinada à apresentação das últimas novidades da tecnologia, com seis dezenas de expositores.

Entre os mais de sete mil visitantes que entraram na feira, nos dois dias, é de salientar, segundo Tiago Oliveira, da organização, “a vinda de mais de um milhar de alunos, organizados em visitas de estudo, provenientes de várias escolas, de norte a sul do país”.

A conferência “Cidadania e Segurança Digital”, com a presença de personalidades de reconhecido mérito na área das tecnologias, contou com 222 inscritos.

O encontro foi duplamente creditado para o Plano de Formação de Professores nas componentes geral e específica de informática e com certificação no âmbito da Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho para o público em geral.

Outros momentos altos da E-Tech Portugal 2018, de acordo com Tiago Oliveira, foram o torneio de CS:GO, no espaço Gaming, e os concursos Robotech, que premiou os projetos de robótica e programação apresentados por doze clubes de informática de escolas, e de drones.

De salientar ainda a participação de mais de 560 pessoas nas duas dezenas de workshops gratuitos direcionados ao público em geral e outros para públicos específicos, como alunos, professores, diretores de escolas, profissionais da área das tecnologias, empresários e jovens empreendedores.

A E-Tech Portugal 2018 encerrou no dia 12 à tarde com uma conferência conduzida por Rogério Reis, da Universidade do Porto, a que se seguiu a entrega de prémios dos concursos Robotech e Parrot Drone-Tech Challenge e uma sessão de encerramento que contou com a participação do vereador da Educação da autarquia, Ricardo Oliveira, do diretor da EDUGEP, António Gonçalves, e da presidente da Associação Nacional de Professores de Informática, Fernanda Ledesma.