O certame, organizado pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, pela Câmara Municipal de Setúbal e pela Junta de Freguesia do Sado, com o apoio da Makro e da Malo Tojo, funciona das 10h00 às 18h00, com diversas atividades na herdade e no moinho de maré, algumas delas pagas.

Com entrada gratuita, a VIII Feira de Outono e Magusto possui uma exposição e promove a venda e degustação de produtos do Sado e da Arrábida, como hortofrutícolas, mel, sal, ostras, pão, vinho, queijo e ervas aromáticas. Dispõe ainda de serviço de restauração a cargo da Amarobom e passeios de barco e de charrete.

Um seminário, intitulado “A apanha do isco e o seu contributo económico para o desenvolvimento da região”, a partir das 14h30, conta com diversas palestras. Paula Chainho e Sara Cabral, do MARE – Centro de Ciências do Mar e Ambiente da Faculdade de Ciências de Lisboa, divulgam um projeto científico a decorrer no Estuário do Sado, enquanto Valter Santos, proprietário da empresa Valbaits, aborda a importância do isco para a economia regional e o mariscador Casimiro Santos fala da sua experiência pessoal.

Um dos pontos altos da festa é o Magusto no Moinho, às 16h00, festa de cariz popular em que, por 1 euro, os visitantes comem castanhas assadas acompanhadas de água-pé enquanto assistem a declamações de poesia e apontamentos musicais.